Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404 | 4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP | CEP 05.411-000
O cisto na tireoide é uma cavidade presente no tecido desta glândula, normalmente preenchida por um líquido chamado colóide.
Quando pequeno, pode desaparecer, devido à reabsorção espontânea.
No entanto, cistos maiores ou que apresentam componente sólido associado (nódulos mistos) raramente desaparecem sem tratamento.
A maioria dos cistos de tireoide surgem devido a uma degeneração cística de nódulos sólidos, conhecidos como adenomas. Raramente, o câncer de tireoide é encontrado no cisto da tireoide.
Cistos na tireoide, geralmente, são de crescimento lento, sem risco de ruptura. Todavia, em alguns casos pode ocorrer um sangramento no seu interior, causando inchaço e dor no local.
A maioria dos cistos na tireoide são pequenos e assintomáticos. Entretanto, cistos maiores podem vir acompanhados dos seguintes sintomas:
Geralmente, diagnosticamos cistos menores de forma incidental através de exames radiológicos da região do pescoço, como por exemplo, ultrassonografia da tireoide ou cervical, tomografias de pescoço ou ressonância magnética do pescoço.
Já os cistos maiores podem ser diagnosticados pela palpação da tireoide.
A avaliação do indivíduo com cisto da tireoide inclui checar a função tireoidiana com a dosagem no sangue do hormônio tireoestimulante (TSH), tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
A grande maioria dos pacientes com cistos na tireoide apresentam os hormônios tireoidianos dentro da normalidade.
Além disso, realizamos a avaliação detalhada das características do cisto da tireoide pela ultrassonografia.
Isso porque, este exame nos permite observar a composição, ecogenicidade, formato e contornos do cisto, estimando assim, o seu risco de malignidade pela classificação do Colégio Americano de Radiologia (ACR TI-RADS).
Então, cistos maiores ou com características suspeitas para malignidade necessitam da coleta de células pela punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para avaliação deste material no microscópio.
Felizmente, a grande maioria dos cistos apresentam aspectos benignos pela ultrassonografia e não necessitam da PAAF.
Cistos pequenos e assintomáticos, com características benignas à ultrassonografia e/ou punção da tireoide, podem ser acompanhados periodicamente.
Para tal, fazemos exames de ultrassom em intervalos de cerca de 6 a 24 meses com o objetivo de monitorar o seu crescimento e mudanças das características radiológicas.
Já nos casos de cistos malignos, o tratamento cirúrgico é o padrão ouro.
Além disso, em indivíduos portadores de cistos benignos grandes (geralmente maiores de 4 cm) que se sentem incomodados com a aparência estética do aumento do volume do pescoço ou que apresentam sintomas, podemos adotar um dos seguintes tratamentos:
Consiste na aspiração do conteúdo do cisto com o auxílio de uma agulha orientada pela ultrassonografia.
Assim, podemos realizar este procedimento durante a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para coleta de material para citologia.
No entanto, a maioria dos cistos refazem seu conteúdo após a aspiração, caso não seja realizada a ablação com etanol.
A ablação com etanol, também conhecida como injeção percutânea de etanol, é um procedimento ambulatorial no qual aspiramos a maior quantidade possível do conteúdo líquido do cisto através da inserção de uma pequena agulha com orientação da ultrassonografia.
Então, após a remoção do conteúdo do cisto, injetamos uma pequena quantidade de álcool dentro dele com o objetivo de esclerosar suas paredes e evitar um novo acúmulo de líquido.
Contudo, caso o conteúdo de líquido dentro do cisto se refaça, uma nova sessão será necessária. As complicações do procedimento são raras, sendo a dor local leve o principal sintoma.
Consiste na retirada parcial (lobectomia) ou total (tireoidectomia total) da tireoide. É uma opção mais invasiva que a ablação com etanol, porém mais resolutiva para o tratamento de cistos maiores que refazem o seu conteúdo, mesmo após o tratamento.
Também é uma opção para o tratamento de cistos com muitas septações, onde a ablação com etanol é menos efetiva.
Como vimos, podemos tratar o cisto na tireoide de diversas formas, sendo imprescindível a avaliação de um especialista para decidir em conjunto com o paciente o melhor caminho a seguir.
A Clínica Dr. Eduardo Henrique – Endocrinologia e Nutrição é um espaço voltado para a Saúde Integral. Nossa clínica recebe o nome do seu idealizador, médico Endocrinologista, que preza por uma abordagem acolhedora, integrada e personalizada.
Somos especializados no tratamento e prevenção de doenças endócrinas, com foco em tireóide e em emagrecimento. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por endocrinologistas e nutricionistas.
Como complemento aos atendimentos clínicos, realizamos os exames destinados ao diagnóstico das alterações tireoidianas e avaliação da composição corporal.
Dispomos dos exames e procedimentos médicos de Ultrassonografia da tireóide com Doppler, PAAF, citologia, alcoolização de cistos e nódulos da tireoide e bioimpedância (Inbody 270).
Além disso, atendemos aqueles que buscam um check-up médico completo com objetivo de trazer a sua melhor versão.
Renato F. Faustino, via Google
O Médico mais atencioso, humano e assertivo que já conheci. Após meu pai passar por diferentes médicos, foi o Eduardo que encontrou o problema que meu pai apresentava. Deu suporte e foi sensacional na condução do diagnóstico e no suporte ao tratamento. Com certeza precisamos de mais Eduardos na medicina para que as pessoas sejam bem mais cuidadas...
Graziele de Farias, via Google
Bom, eu desde criança possuo um problema com a minha tireoide, tive péssimas experiências anteriores com outros médicos por consulta presencial e nenhum deles cogitou a possibilidade de ter alho a mais que fosse investigado que fosse associado as minhas alterações na glândula da tireoide, sempre suspeitei que havia alguma explicação e que nenhum médico que consultei fez...
André Rezende, via Google
A minha experiência com o Dr. Eduardo foi excelente, a melhor possível! Eu e a minha esposa, após alguns exames de rotina, precisamos de um endocrinologista para uma consulta. Após uma pesquisa aprofundada, optei por passar em consulta com o Dr. Eduardo, pois acreditava que ele tinha exatamente as qualidades que procurávamos...
Cristina Lousada, via Google
Meu filho e eu fizemos uma consulta com Dr. Eduardo e ele foi realmente maravilhoso, tranquilo, não tem pressa no atendimento, explica com detalhes. Mostrou-se muito humano e competente. Nossa consulta foi por vídeo chamada e teve a mesma ou até mais qualidade se tivesse sido presencial...
Meu time de atendimento ficará responsável pelo retorno da sua mensagem!
Obrigado pelo contato. Em breve retornaremos para você!
Ops! Algo deu errado. Verifique os campos e envie novamente!
CLÍNICA DR. EDUARDO HENRIQUE
Acreditamos na atualização constante dos conhecimentos, bem como em um atendimento médico humanizado e individualizado para cada paciente, com tempo para ouvir, esclarecer as dúvidas e compartilhar as possibilidades de tratamento.
EQUIPE
Dra. Áurea Magalhães
ENDOCRINOLOGIA
TIREOIDE
NUTRIÇÃO
UNIDADE PINHEIROS
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Clínica Dr Eduardo Henrique Endocrinologia e Nutrição
24.345.680/0001-43
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Cerqueira Cesar
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Telefone Comercial: (11) 93344-5459
RT Dr. Eduardo Henrique Rodrigues Ferreira CRMSP 171319 RQE 78976 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.