Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404 | 4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP | CEP 05.411-000
Para se ter uma ideia atualmente 56% da população brasileira está acima do peso e 20% com obesidade.
Como consequência do sobrepeso ou da obesidade, o paciente tem maior probabilidade de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, dentre outras doenças. Além disso, ele pode ter um decréscimo na sua qualidade de vida e autoestima.
Dessa maneira, é muito importante manter o peso na faixa adequada!
Diversos são os fatores que contribuem para o ganho de peso, por exemplo:
Podemos usar diversas ferramentas para saber se o seu peso está baixo, normal ou aumentado, por exemplo, o Índice de Massa Corporal (IMC), bioimpedância, DEXA, entre outros.
A forma inicial mais prática para avaliar o peso é pelo cálculo do IMC (calcule seu IMC aqui) e a classificação é feita da seguinte forma:
≤18,5 kg/m²: Baixo peso
18,6 à 24,9 kg/m²: Eutrofia/peso normal
25 à 29,9 kg/m²: Sobrepeso
≥30 kg/m²: Obesidade
Apesar do IMC ser útil, ele não consegue expressar por si só a real composição corporal do paciente, ou seja, quanto ele tem de músculo, água corporal total e de gordura.
A bioimpedância é o exame que traz essas informações e, juntamente com exames laboratoriais, é muito importante para avaliar o estado nutricional do paciente de forma precisa.
Diariamente, recebo pacientes no consultório que apresentam grandes dificuldades na perda de peso, mesmo fazendo mudanças na alimentação e realizando atividade física regularmente.
Além disso, existem casos nos quais o paciente é impossibilitado de praticar exercícios devido a problemas de saúde, mas está acima do peso.
Então, cada paciente terá um quadro diferente e o Endocrinologista conseguirá avaliar se o tratamento medicamentoso é indicado e o que é mais efetivo e seguro para cada situação.
Os medicamentos seguros e efetivos para perder peso atuam reduzindo o apetite, gerando saciedade ou reduzindo a absorção de calorias pelo intestino.
Existem também os medicamentos para acelerar o metabolismo, mas os efeitos colaterais podem ser extremamente graves podendo predispor o paciente ao infarto, AVC, arritmias, entre outras alterações, assim não são opções seguras para perda de peso.
A resposta varia entre cada indivíduo. Isso porque, muitos pacientes conseguem aliar ao uso da medicação importantes mudanças no estilo de vida, como alterações na dieta e frequência de atividade física adequada.
Nesta situação, provavelmente, o tempo de uso da medicação será menor e, após atingir o peso que definimos como alvo, iniciamos a tentativa de retirá-la gradualmente.
Já em casos de pacientes com níveis mais elevados de obesidade ou quando ele não consegue alterar a dieta e/ou intensidade da atividade física, o tratamento contínuo com a medicação pode ser necessário.
No entanto, sempre avaliamos se o uso dos medicamentos está contribuindo com a manutenção da perda de peso sem gerar efeitos colaterais.
A resposta ao tratamento da obesidade depende da medicação que utilizamos e das mudanças de hábito que o paciente adota.
Existem algumas medicações que podem ser até 3-5 vezes mais efetivas que outras, com resposta individual bem variável. Ou seja, enquanto alguns pacientes eliminam acima 15 a 20% do peso, outros perdem menos usando a mesma medicação.
Além disso, pacientes com grau maior de excesso de peso, jovens e/ou do sexo masculino tendem a perder mais peso.
No geral, reduzir 5-10% do peso é uma meta inicial razoável que traz benefícios importantes para a saúde.
Já as perdas maiores de 15% do peso corporal, quando mantidas a longo prazo, proporcionam resultados excelentes para a saúde, como por exemplo, aumento da expectativa de vida e redução do risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, artrose, dentre outras.
Não temos um tratamento que seja melhor para todos os pacientes. Cada caso será diferente e, para a escolha da medicação, levamos em consideração muitos fatores, por exemplo:
Além disso, podemos associar mais de uma medicação no tratamento para emagrecer, já que utilizar remédios com mecanismos de ação distintos potencializa a perda de peso em alguns casos.
Uma dúvida frequente dos pacientes é se após parar a medicação ele pode ter um reganho de peso, inclusive maior do que o peso inicial.
Não temos evidências de efeito rebote ao suspender a medicação, mas algumas atitudes podem contribuir para esta situação, por exemplo:
Além de uma boa adesão ao tratamento medicamentoso com consultas frequentes com o Endocrinologista, deixo algumas dicas para auxiliar no seu processo:
Por isso, contar com a ajuda de um endocrinologista pode fazer toda diferença para o sucesso do seu emagrecimento!
A Clínica Dr. Eduardo Henrique – Endocrinologia e Nutrição é um espaço voltado para a Saúde Integral. Nossa clínica recebe o nome do seu idealizador, médico Endocrinologista, que preza por uma abordagem acolhedora, integrada e personalizada.
Somos especializados no tratamento e prevenção de doenças endócrinas, com foco em tireóide e em emagrecimento. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por endocrinologistas e nutricionistas.
Como complemento aos atendimentos clínicos, realizamos os exames destinados ao diagnóstico das alterações tireoidianas e avaliação da composição corporal.
Dispomos dos exames e procedimentos médicos de Ultrassonografia da tireóide com Doppler, PAAF, citologia, alcoolização de cistos e nódulos da tireoide e bioimpedância (Inbody 270).
Além disso, atendemos aqueles que buscam um check-up médico completo com objetivo de trazer a sua melhor versão.
Renato F. Faustino, via Google
O Médico mais atencioso, humano e assertivo que já conheci. Após meu pai passar por diferentes médicos, foi o Eduardo que encontrou o problema que meu pai apresentava. Deu suporte e foi sensacional na condução do diagnóstico e no suporte ao tratamento. Com certeza precisamos de mais Eduardos na medicina para que as pessoas sejam bem mais cuidadas...
Graziele de Farias, via Google
Bom, eu desde criança possuo um problema com a minha tireoide, tive péssimas experiências anteriores com outros médicos por consulta presencial e nenhum deles cogitou a possibilidade de ter alho a mais que fosse investigado que fosse associado as minhas alterações na glândula da tireoide, sempre suspeitei que havia alguma explicação e que nenhum médico que consultei fez...
André Rezende, via Google
A minha experiência com o Dr. Eduardo foi excelente, a melhor possível! Eu e a minha esposa, após alguns exames de rotina, precisamos de um endocrinologista para uma consulta. Após uma pesquisa aprofundada, optei por passar em consulta com o Dr. Eduardo, pois acreditava que ele tinha exatamente as qualidades que procurávamos...
Cristina Lousada, via Google
Meu filho e eu fizemos uma consulta com Dr. Eduardo e ele foi realmente maravilhoso, tranquilo, não tem pressa no atendimento, explica com detalhes. Mostrou-se muito humano e competente. Nossa consulta foi por vídeo chamada e teve a mesma ou até mais qualidade se tivesse sido presencial...
Meu time de atendimento ficará responsável pelo retorno da sua mensagem!
Obrigado pelo contato. Em breve retornaremos para você!
Ops! Algo deu errado. Verifique os campos e envie novamente!
CLÍNICA DR. EDUARDO HENRIQUE
Acreditamos na atualização constante dos conhecimentos, bem como em um atendimento médico humanizado e individualizado para cada paciente, com tempo para ouvir, esclarecer as dúvidas e compartilhar as possibilidades de tratamento.
EQUIPE
Dra. Áurea Magalhães
ENDOCRINOLOGIA
TIREOIDE
NUTRIÇÃO
UNIDADE PINHEIROS
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Clínica Dr Eduardo Henrique Endocrinologia e Nutrição
24.345.680/0001-43
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Cerqueira Cesar
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Telefone Comercial: (11) 93344-5459
RT Dr. Eduardo Henrique Rodrigues Ferreira CRMSP 171319 RQE 78976 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.