Menopausa e Climatério

A menopausa é o momento na vida da mulher em que a menstruação cessa definitivamente, sendo confirmada com a ausência de menstruações por um período de 12 meses consecutivos.

Agendar Consulta

Menopausa e Climatério - Saiba mais


A menopausa é o momento na vida da mulher em que a menstruação cessa definitivamente, sendo confirmada com a ausência de menstruações por um período de 12 meses consecutivos.



Neste momento, os ovários entram em falência e deixam de produzir os principais hormônios femininos, o estrógeno e a progesterona. 


Chamamos de climatério o período de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Ele é marcado por uma série de sinais e sintomas que surgem antes e depois da menopausa, que são consequência das variações hormonais que acontecem nessa fase.


Geralmente, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos, com uma média de idade de 51 anos. Caso ocorra antes dos 40 anos, chamamos de menopausa prematura.

Quais os sintomas da menopausa?

Você pode estar entrando na menopausa se começar a sentir alguns dos seguintes sintomas:

  • Irregularidade na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo. Assim, neste período, a menstruação pode vir duas ou três vezes no mesmo mês, bem como ficar dois a três meses sem sangramento;
  • Ondas de calor, mais conhecidos como fogachos, são episódios súbitos de sensação de calor na região superior do corpo, geralmente associados com intenso suor, vermelhidão facial, tontura, palpitações e fadiga;
  • Mudança na composição corporal, com tendência a ganho de peso; 
  • Flutuações no humor sem causa aparente;
  • Secura vaginal;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Queda de cabelo;
  • Pele ressecada;         
  • Queda da libido;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Alterações de memória;
  • Perda de massa óssea, com incidência aumentada de osteoporose e osteopenia;
  • Incontinência urinária.

Como é o diagnóstico?


O diagnóstico da menopausa, por definição, é realizado após a mulher completar doze meses sem menstruar.


Já o diagnóstico de climatério é realizado baseado nos sintomas clínicos, exame físico e exames laboratoriais de sangue. 


Como é o tratamento da menopausa? 

O principal tratamento da menopausa é a terapia de reposição hormonal.


Então, nas mulheres com útero, o tratamento é realizado com estrógeno (principal hormônio feminino) e progesterona (hormônio importante para prevenção do crescimento excessivo do endométrio - camada interna do útero - durante o uso de estrógeno).



Já em mulheres sem o útero (pós histerectomia), fazemos a reposição somente do estrógeno. 


Quanto mais cedo iniciarmos a reposição hormonal, maiores são os benefícios para a mulher na menopausa, principalmente em relação à proteção cardiovascular.


Assim, idealmente, devemos iniciar a reposição em, no máximo, dez anos após cessar a menstruação.


Então, podemos fazer este tratamento por via oral, tópica (na forma de gel, cremes ou adesivos), vaginal, injetável ou implantes, conforme a preferência da paciente e condições de saúde.


No entanto, de maneira geral, a forma oral e tópica são as mais seguras. 

Suplementação da Vitamina D

Além disso, outras opções para o tratamento de sintomas associados à menopausa incluem:

  • Antidepressivos, que ajudam a aliviar as ondas de calor e o sintomas associados ao humor;
  • Gabapentina para alívio do fogacho;
  • Testosterona tópica, em casos selecionados de transtorno do desejo sexual hipoativo;
  • Lubrificantes vaginais para alívio da secura vaginal e dor durante a relação sexual;
  • Suplementação de cálcio e vitamina D para prevenção da perda de massa óssea. 


Além das opções medicamentosas, é importante que a mulher faça mudanças no estilo de vida, por exemplo, incluindo a prática de atividade física; dieta saudável, rica em cálcio e sem excessos de calorias; hábitos de higiene do sono e evitar exposição ao cigarro. 


Todas as mulheres devem fazer reposição hormonal?

Nem todas as mulheres necessitam de reposição hormonal na menopausa.


Todavia, quando os sintomas afetam a qualidade de vida da paciente, devemos considerá-la, pois este tratamento controla de forma eficaz e segura os sintomas associados à menopausa e ao climatério. 


Quem deve evitar a reposição hormonal?

Mulheres com histórico pessoal de câncer de mama e endométrio, trombose ou embolias sanguíneas, cardiopatia grave e sangramentos vaginais de origem desconhecida não devem fazer reposição hormonal devido ao risco potencial de agravar tais situações. 


A reposição hormonal é segura?

A reposição hormonal, desde que respeitada as contraindicações e iniciada na janela terapêutica (em até 10 anos após a menopausa), é um tratamento seguro onde os benefícios para a saúde superam os riscos.

Reposição Hormonal e Mulheres - São Paulo

Quando devo procurar o endocrinologista para tratamento da menopausa e climatério?

Toda mulher com sintomas associados à menopausa deve ser avaliada para a terapia de reposição hormonal.


Importante salientar que, apesar da terapia hormonal ser a forma mais efetiva para tratar os sintomas de menopausa, as mulheres com contraindicação para o seu uso podem usufruir de outras opções de tratamentos não hormonais que auxiliam no controle de sintomas. 


Ou seja, é possível ter qualidade de vida no climatério e menopausa e contar com um médico especialista poderá fazer toda a diferença neste processo!

Share by: