Rybelsus para emagrecer: saiba mais!

31 de maio de 2022

Quer entender como funciona o Rybelsus para emagrecer? Explicamos o assunto neste texto!

Rybelsus é o nome comercial da semaglutida oral, medicação produzida pelo laboratório dinamarques Novo Nordisk, aprovada pela ANVISA para tratamento do diabetes tipo 2 e com resultados promissores na perda de peso desses pacientes.

Como o Rybelsus age no corpo e por que leva ao emagrecimento?


O Rybelsus (semaglutida oral) é um agonista do receptor de GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon), hormônio produzido pelo intestino.


A ativação do GLP-1 pelo Rybelsus estimula a secreção de insulina pelo pâncreas quando a glicemia no sangue está elevada, melhorando o controle glicêmico.


Além disso, o estímulo do GLP-1 aumenta a saciedade e reduz o esvaziamento gástrico, levando à perda de peso. 


O Rybelsus é a primeira medicação oral da classe dos análogos do GLP-1, desenvolvida após anos de pesquisa para o aprimoramento da absorção pelo estômago.


Entre os representantes desta classe de medicamentos, temos aqueles de uso subcutâneo já conhecidos no tratamento do diabetes tipo 2 e/ou obesidade, por exemplo, o Ozempic e Wegovy (versão de uso subcutâneo semanal da semaglutida), Victoza e Saxenda (nomes comerciais da liraglutida) e Trulicity (nome comercial da dulaglutida). 


O uso do Rybelsus para emagrecer é eficaz?


perder-peso-dr-eduardo-henriquue-endocrinologista-sao-paulo

A classe medicamentosa do Rybelsus, os análogos do GLP-1, apresenta duas medicações aprovadas internacionalmente para tratamento da obesidade, o semaglutida subcutâneo de uso semanal (princípio ativo do Ozempic e Wegovy) e liraglutida subcutânea de uso diário (princípio ativo Victoza e Saxenda), ambos seguros e com perda de peso média de 14,9% e 8%, respectivamente.


O Rybelsus ainda não tem dados de trabalhos clínicos para uso em pacientes com obesidade e sem diabetes tipo 2. 


No entanto, os dados de perda de peso em pacientes com diabetes tipo 2 tratados com Rybelsus são promissores.


O estudo PIONEER 4, publicado em junho de 2019 na prestigiada revista médica The Lancet, apresentou o resultado de 711 pacientes com diabetes tipo 2, IMC (índice de massa corporal) médio de 33 e peso médio de 94 kg no início do estudo que foram tratados com Rybelsus 14 mg oral uma vez ao dia, ou Victoza (Liraglutida) 1,8 mg subcutâneo uma vez ao dia, ou placebo.


Então, após 26 semanas de tratamento, os pacientes em uso de Rybelsus 14mg apresentaram uma perda de peso média de 4,4 kg. Este resultado foi superior ao grupo que usou Victoza 1,8mg e o grupo placebo, que apresentaram uma perda de peso média de 3,1kg e 0,5 kg, respectivamente. 


Atualmente, o Rybelsus é comercializado nas doses de 3 mg, 7 mg e 14 mg para uso oral diário em pacientes com diabetes tipo 2.


A segurança e efetividade do Rybelsus para emagrecer em pacientes com obesidade e sem diabetes ainda aguarda o resultado do estudo OASIS 1 (Efficacy and Safety of Oral Semaglutide 50 mg Once Daily in Subjects With Overweight or Obesity), iniciado em 2021.


Este estudo visa recrutar 660 indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas sem diabetes, para tratar a obesidade com Rybelsus 50mg oral diário por 68 semanas. 


Rybelsus ou Ozempic para obesidade?


remedio-emagrecer-dr-eduardo-henriquue-endocrinologista-sao-paulo

Enquanto aguardamos os resultados dos estudos clínicos com Rybelsus oral para o tratamento da obesidade em pacientes sem diabetes, a semaglutida de uso subcutâneo semanal (Ozempic) permanece como o representante dos análogos do GLP-1 mais efetivo para perda de peso.


Além disso, é a semaglutida de uso subcutâneo (Ozempic) a substância aprovada pelas agências de regulação medicamentosas internacionais para tratamento da obesidade. 


Como você pode notar, baseamos as decisões e escolhas dos medicamentos em conhecimento e informação científica.


Por isso, é fundamental que você procure um endocrinologista antes de tomar qualquer remédio para emagrecer. Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar!


Fontes:


  1. Richard Pratley, Aslam Amod, Soren Tetens Hoff, Takashi Kadowaki, Ildiko Lingvay, Michael Nauck, Karen Boje Pedersen, Trine Saugstrup, Juris J Meier, Oral semaglutide versus subcutaneous liraglutide and placebo in type 2 diabetes (PIONEER 4): a randomised, double-blind, phase 3a trial,The Lancet, Volume 394, Issue 10192, 2019, Pages 39-50.
  2. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/study/NCT05035095.


Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol® (Metimazol) para Hipertireoidismo
5 de setembro de 2024
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol (Metimazol) para Hipertireoidismo. Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácias
4 de setembro de 2024
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácia - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica sobre a medicação.
Wegovy® (Semaglutida) no Controle da Obesidade: Benefícios e Riscos do Tratamento a Longo Prazo - Dr
4 de setembro de 2024
Wegovy® (Semaglutida) no Controle da Obesidade: Benefícios e Riscos - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica os Resultados do Estudo SELECT
Mais Artigos
Share by: