Semaglutida: uma nova era no tratamento da obesidade na adolescência
A Semaglutida é um medicamento que pode trazer excelentes resultados para o tratamento da obesidade na adolescência.
Como sabemos se o adolescente está com sobrepeso ou obesidade?
A obesidade em crianças e adolescentes é uma condição de saúde crônica e progressiva, frequentemente associada a uma série de problemas de saúde, por exemplo:
- Resistência insulínica;
- Pré-diabetes;
- Diabetes tipo 2;
- Hipertensão arterial;
- Dislipidemia;
- Esteatose hepática;
- Apnéia do sono.
Dessa forma, este é um problema com repercussão na saúde física e mental, comumente associada à redução da qualidade de vida.
Em adolescentes, consideramos sobrepeso quando o IMC é igual ou superior ao percentil 85 e inferior ao percentil 95, para idade e sexo.
Já a obesidade é definida quando o IMC é igual ou superior ao percentil 95, para idade e sexo.
Então, para saber se o jovem está com o peso acima do considerado saudável, podemos usar a ferramenta do site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), que você pode ter acesso clicando aqui.
Quais são as medicações estudadas e aprovadas para tratamento da obesidade em adolescentes?
Atualmente, o FDA (Food and Drug Administration), agência norte americana responsável pela regulamentação de medicações nos Estados Unidos, aprovou as seguintes substâncias para o tratamento da obesidade em adolescentes acima de 12 anos:
- Liraglutida 3mg de uso diário (princípio ativo do Saxenda® e Victoza®);
- Orlistate 120mg (princípio ativo do Xenical®);
- Associação fentermina-topiramato-fentermina 7,5mg + topiramato 46 mg e Fentermina 15 mg + topiramato 92 mg (princípio ativos do Qsymia®).
No entanto, somente o liraglutida e orlistate estão disponíveis para comercialização no Brasil.
A semaglutida é eficaz para o tratamento da obesidade na adolescência?

O estudo STEP TEENS, publicado em 02 de novembro de 2022 no conceituado jornal médico The New England Journal of Medicine, foi a primeira grande pesquisa a avaliar o uso de semaglutida subcutânea (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™) nesta população.
Participaram do estudo 201 adolescentes entre 12 a 18 anos, com peso médio de 107,5 kg e IMC de 37,0 kg/m² por um período de 68 semanas.
Então, 134 jovens usaram a semaglutida na dose de até 2,4mg semanal e 67 usaram placebo.
Ao final de 68 semanas, observou-se uma diferença de perda de peso média nos adolescentes que usaram semaglutida de 17,4% (17,7 kg) em relação aos adolescentes que usaram placebo, ou seja, a maior perda de peso vista em estudos nessa faixa etária até o momento.
Além disso, acima de ⅓ (37%) dos adolescentes em uso de semaglutida alcançaram perda de peso superior a 20%, enquanto apenas 3% daqueles em uso de placebo apresentaram esta evolução.
Estes resultados são extremamente importantes para nós, endocrinologistas que tratamos adolescentes com sobrepeso e obesidade.
Isso porque, ele respalda o uso off label (fora de bula) da semaglutida (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™) para essa população e abre portas para aprovação do uso desta medicação em adolescentes nas agências internacionais e nacionais, como o FDA e ANVISA.
Qual a melhor medicação para perda de peso em adolescentes?
Como demonstrado no estudo STEP TEENS e observado na prática clínica, a semaglutida subcutânea (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™), de forma geral, apresenta melhores resultados para o controle do sobrepeso e obesidade em adolescentes em relação a outras medicações também estudadas nesta população, como liraglutida (Princípio ativo do Saxenda® e Victoza®), fentermina-topiramato (Princípio ativo do Qsymia®) e orlistate (Princípio ativo do Xenical®).
Inclusive, os resultados do estudo STEP TEENS demonstraram que a perda de peso com uso semaglutida subcutânea semanal na dose de 2,4mg em adolescentes, comparativamente ao uso de placebo, foi 5% superior à perda de peso na mesma dose na população adulta, evidenciada no estudo STEP 1.
Ou seja, para adolescentes, essa medicação é potencialmente mais eficaz na perda de peso do que em adultos.
O uso de Semaglutida para o tratamento da obesidade na adolescência é seguro?
A semaglutida é uma medicação disponível nos Estados Unidos desde 2017 e no Brasil desde 2019 para uso em adultos, mas que já utilizamos em adolescentes de forma off label (fora de bula) para o controle de obesidade e diabetes tipo 2.
No estudo STEP TEENS, o uso de semaglutida em adolescentes, além do controle do peso, evidenciou uma melhora da qualidade de vida e redução de marcadores de riscos cardiometabólicos, por exemplo:
- Circunferência abdominal;
- Níveis de hemoglobina glicada;
- Níveis colesterol e triglicerídeos;
- Quantidade de enzimas hepáticas.

Além disso, a semaglutida não afetou o crescimento e o desenvolvimento puberal durante o seu uso.
As alterações do trato gastrointestinal foram os principais efeitos colaterais observados com o uso de semaglutida, sendo náusea, vômito e diarreia os mais frequentes.
Contudo, a persistência destes sintomas é rara, pois eles geralmente ocorrem durante o início de tratamento ou nos aumentos de doses da medicação.
Quais os riscos do uso desta substância sem acompanhamento médico?
O acompanhamento por profissionais especialistas no uso da semaglutida é fundamental para uma perda de peso segura, efetiva e mantida a longo prazo.
Além disso, é de suma importância ressaltar que devemos associar as medicações para tratamento do sobrepeso e obesidade com a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Então, o paciente deverá evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e com altos índices calóricos, priorizando a ingestão de alimentos ricos em fibras.
Assim, teremos uma estratégia eficaz e saudável para o tratamento da obesidade na adolescência!
Não deixe de marcar uma consulta com endocrinologista especializado no assunto caso esteja enfrentando este problema.
Fontes:
- Weghuber, Daniel et al. “Once-Weekly Semaglutide in Adolescents with Obesity.” The New England journal of medicine, 10.1056/NEJMoa2208601. 2 Nov. 2022.
- Wilding, John P H et al. “Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity.” The New England journal of medicine vol. 384,11 (2021): 989-1002.
- https://www.wegovy.com/
- https://www.ozempic.com/
- https://www.saxenda.com/
- https://qsymia.com/
- https://xenical.com/patients.html