Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404 | 4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP | CEP 05.411-000
A obesidade em crianças e adolescentes é uma condição de saúde crônica e progressiva, frequentemente associada a uma série de problemas de saúde, por exemplo:
Dessa forma, este é um problema com repercussão na saúde física e mental, comumente associada à redução da qualidade de vida.
Em adolescentes, consideramos sobrepeso quando o IMC é igual ou superior ao percentil 85 e inferior ao percentil 95, para idade e sexo.
Já a obesidade é definida quando o IMC é igual ou superior ao percentil 95, para idade e sexo.
Então, para saber se o jovem está com o peso acima do considerado saudável, podemos usar a ferramenta do site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), que você pode ter acesso clicando aqui.
Atualmente, o FDA (Food and Drug Administration), agência norte americana responsável pela regulamentação de medicações nos Estados Unidos, aprovou as seguintes substâncias para o tratamento da obesidade em adolescentes acima de 12 anos:
No entanto, somente o liraglutida e orlistate estão disponíveis para comercialização no Brasil.
O estudo STEP TEENS, publicado em 02 de novembro de 2022 no conceituado jornal médico The New England Journal of Medicine, foi a primeira grande pesquisa a avaliar o uso de semaglutida subcutânea (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™) nesta população.
Participaram do estudo 201 adolescentes entre 12 a 18 anos, com peso médio de 107,5 kg e IMC de 37,0 kg/m² por um período de 68 semanas.
Então, 134 jovens usaram a semaglutida na dose de até 2,4mg semanal e 67 usaram placebo.
Ao final de 68 semanas, observou-se uma diferença de perda de peso média nos adolescentes que usaram semaglutida de 17,4% (17,7 kg) em relação aos adolescentes que usaram placebo, ou seja, a maior perda de peso vista em estudos nessa faixa etária até o momento.
Além disso, acima de ⅓ (37%) dos adolescentes em uso de semaglutida alcançaram perda de peso superior a 20%, enquanto apenas 3% daqueles em uso de placebo apresentaram esta evolução.
Estes resultados são extremamente importantes para nós, endocrinologistas que tratamos adolescentes com sobrepeso e obesidade.
Isso porque, ele respalda o uso off label (fora de bula) da semaglutida (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™) para essa população e abre portas para aprovação do uso desta medicação em adolescentes nas agências internacionais e nacionais, como o FDA e ANVISA.
Qual a melhor medicação para perda de peso em adolescentes?
Como demonstrado no estudo STEP TEENS e observado na prática clínica, a semaglutida subcutânea (princípio ativo do Ozempic® e Wegovy™), de forma geral, apresenta melhores resultados para o controle do sobrepeso e obesidade em adolescentes em relação a outras medicações também estudadas nesta população, como liraglutida (Princípio ativo do Saxenda® e Victoza®), fentermina-topiramato (Princípio ativo do Qsymia®) e orlistate (Princípio ativo do Xenical®).
Inclusive, os resultados do estudo STEP TEENS demonstraram que a perda de peso com uso semaglutida subcutânea semanal na dose de 2,4mg em adolescentes, comparativamente ao uso de placebo, foi 5% superior à perda de peso na mesma dose na população adulta, evidenciada no estudo STEP 1.
Ou seja, para adolescentes, essa medicação é potencialmente mais eficaz na perda de peso do que em adultos.
A semaglutida é uma medicação disponível nos Estados Unidos desde 2017 e no Brasil desde 2019 para uso em adultos, mas que já utilizamos em adolescentes de forma off label (fora de bula) para o controle de obesidade e diabetes tipo 2.
No estudo STEP TEENS, o uso de semaglutida em adolescentes, além do controle do peso, evidenciou uma melhora da qualidade de vida e redução de marcadores de riscos cardiometabólicos, por exemplo:
Além disso, a semaglutida não afetou o crescimento e o desenvolvimento puberal durante o seu uso.
As alterações do trato gastrointestinal foram os principais efeitos colaterais observados com o uso de semaglutida, sendo náusea, vômito e diarreia os mais frequentes.
Contudo, a persistência destes sintomas é rara, pois eles geralmente ocorrem durante o início de tratamento ou nos aumentos de doses da medicação.
O acompanhamento por profissionais especialistas no uso da semaglutida é fundamental para uma perda de peso segura, efetiva e mantida a longo prazo.
Além disso, é de suma importância ressaltar que devemos associar as medicações para tratamento do sobrepeso e obesidade com a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Então, o paciente deverá evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e com altos índices calóricos, priorizando a ingestão de alimentos ricos em fibras.
Assim, teremos uma estratégia eficaz e saudável para o tratamento da obesidade na adolescência!
Não deixe de marcar uma consulta com endocrinologista especializado no assunto caso esteja enfrentando este problema.
Fontes:
A Clínica Dr. Eduardo Henrique – Endocrinologia e Nutrição é um espaço voltado para a Saúde Integral. Nossa clínica recebe o nome do seu idealizador, médico Endocrinologista, que preza por uma abordagem acolhedora, integrada e personalizada.
Somos especializados no tratamento e prevenção de doenças endócrinas, com foco em tireóide e em emagrecimento. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por endocrinologistas e nutricionistas.
Como complemento aos atendimentos clínicos, realizamos os exames destinados ao diagnóstico das alterações tireoidianas e avaliação da composição corporal.
Dispomos dos exames e procedimentos médicos de Ultrassonografia da tireóide com Doppler, PAAF, citologia, alcoolização de cistos e nódulos da tireoide e bioimpedância (Inbody 270).
Além disso, atendemos aqueles que buscam um check-up médico completo com objetivo de trazer a sua melhor versão.
Renato F. Faustino, via Google
O Médico mais atencioso, humano e assertivo que já conheci. Após meu pai passar por diferentes médicos, foi o Eduardo que encontrou o problema que meu pai apresentava. Deu suporte e foi sensacional na condução do diagnóstico e no suporte ao tratamento. Com certeza precisamos de mais Eduardos na medicina para que as pessoas sejam bem mais cuidadas...
Graziele de Farias, via Google
Bom, eu desde criança possuo um problema com a minha tireoide, tive péssimas experiências anteriores com outros médicos por consulta presencial e nenhum deles cogitou a possibilidade de ter alho a mais que fosse investigado que fosse associado as minhas alterações na glândula da tireoide, sempre suspeitei que havia alguma explicação e que nenhum médico que consultei fez...
André Rezende, via Google
A minha experiência com o Dr. Eduardo foi excelente, a melhor possível! Eu e a minha esposa, após alguns exames de rotina, precisamos de um endocrinologista para uma consulta. Após uma pesquisa aprofundada, optei por passar em consulta com o Dr. Eduardo, pois acreditava que ele tinha exatamente as qualidades que procurávamos...
Cristina Lousada, via Google
Meu filho e eu fizemos uma consulta com Dr. Eduardo e ele foi realmente maravilhoso, tranquilo, não tem pressa no atendimento, explica com detalhes. Mostrou-se muito humano e competente. Nossa consulta foi por vídeo chamada e teve a mesma ou até mais qualidade se tivesse sido presencial...
Meu time de atendimento ficará responsável pelo retorno da sua mensagem!
Obrigado pelo contato. Em breve retornaremos para você!
Ops! Algo deu errado. Verifique os campos e envie novamente!
CLÍNICA DR. EDUARDO HENRIQUE
Acreditamos na atualização constante dos conhecimentos, bem como em um atendimento médico humanizado e individualizado para cada paciente, com tempo para ouvir, esclarecer as dúvidas e compartilhar as possibilidades de tratamento.
EQUIPE
Dra. Áurea Magalhães
ENDOCRINOLOGIA
TIREOIDE
NUTRIÇÃO
UNIDADE PINHEIROS
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Clínica Dr Eduardo Henrique Endocrinologia e Nutrição
24.345.680/0001-43
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Cerqueira Cesar
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Telefone Comercial: (11) 93344-5459
RT Dr. Eduardo Henrique Rodrigues Ferreira CRMSP 171319 RQE 78976 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.