Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404 | 4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP | CEP 05.411-000
A obesidade é uma doença que afeta milhares de brasileiros e é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes em adolescentes e adultos.
Sabemos que a obesidade está associada a mais de 60 outras doenças (por exemplo, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, doenças articulares).
Assim, a perda de 5% ou mais do peso em pacientes com sobrepeso ou obesidade traz melhora em diversos marcadores metabólicos, como os níveis de colesterol, glicemia, pressão arterial e triglicerídeos.
O sobrepeso e a obesidade raramente apresentam uma causa única. Vários fatores podem contribuir para o ganho de peso, por exemplo:
Fazer atividade física regular e seguir um plano alimentar saudável são chaves fundamentais para mantermos o controle do nosso peso. Além disso, é importante reduzir o nível de estresse, ter uma boa qualidade do sono, se pesar regularmente e acompanhar seus resultados.
Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes para as suas metas de perda de peso, procure seu médico para recomendar o tratamento mais eficaz para você.
Isso porque, nesta situação, o apoio do tratamento medicamentoso frequentemente é necessário.
Wegovy® é o nome comercial da molécula de semaglutida, na forma para uso subcutâneo semanal, aprovada em bula para o tratamento da obesidade e sobrepeso associado a comorbidades, fabricada pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.
O uso do Wegovy® (semaglutida) foi aprovado no Brasil para controle do peso em janeiro de 2023 pela ANVISA para adultos nas seguintes condições:
Ressaltamos que seu uso deve estar associado a uma dieta hipocalórica e a prática de exercício físico.
O Wegovy ®(semaglutida) está aprovado em bula para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA desde junho de 2021 e, a partir de dezembro de 2022, teve a inclusão para uso em adolescentes acima de 12 anos pela mesma agência.
A semaglutida subcutânea está presente na composição do Wegovy ® nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg para tratamento em bula do sobrepeso e obesidade e na composição do Ozempic ® nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg para tratamento do diabetes tipo 2.
A semaglutida também é o princípio ativo do comprimido de Rybelsus ® nas doses de 3mg, 7mg e 14mg para uso oral diário no tratamento do diabetes tipo 2. Ambos são fabricados e comercializados pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.
O Wegovy age imitando um hormônio chamado GLP-1, produzido no nosso intestino. Sua molécula é 94% similar ao GLP-1 produzido no nosso organismo e tem como alvo áreas cerebrais responsáveis pela regulação do apetite e da ingestão de alimentos.
O Wegovy ® está disponível em 5 doses diferentes. A recomendação de bula do Wegovy ®, avaliada em estudos clínicos com a medicação, é iniciar na dose de 0,25 mg uma vez por semana e aumentar a cada 4 semanas, até atingir a dose final de 2,4mg.
É importante você seguir a prescrição recomendada pelo seu médico, pois o tratamento deve ser individualizado para o seu caso e para a perda de peso que você tem como objetivo.
O Wegovy ®(Semaglutida), da mesma forma que o Ozempic ®(Semaglutida), é administrado como injeção sob a pele (injeção subcutânea).
Assim, os locais para aplicar a injeção de Wegovy ® são a parte anterior das coxas, a parte anterior do abdome e a parte superior do braço.
A caneta de Wegovy ® deve ser armazenada na geladeira, distante do congelador para evitar o seu congelamento, na temperatura de 2°C a 8°C. Se necessário, a caneta de Wegovy ® pode ser mantida na embalagem original por até 28 dias na temperatura de 8°C a 30°C.
Ao viajar de avião, mantenha sua caneta Wegovy ® com você ou na bagagem de mão, pois ela pode congelar no compartimento de bagagem ou exceder a temperatura de 30°C.
O laboratório Novo Nordisk não definiu o preço que o Wegovy ®(Semaglutida) será comercializado no Brasil, e ainda aguarda passar pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para definição do preço.
Atualmente (janeiro de 2023) a Novo Nordisk comercializa no Brasil o Ozempic ®(Semaglutida), que também possui a semaglutida como princípio ativo, no valor próximo à R$ 700,00 para tratamento por 4 semanas na dose de 0,5mg e próximo à R$ 1.000,00 para tratamento por 4 semanas na dose de 1mg.
A semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) deve ser aplicada uma vez por semana, no mesmo dia da semana.
Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia, independentemente das refeições, tendo em vista que a absorção da medicação ocorre no subcutâneo e a presença de alimentos no estômago não interfere neste processo.
Perda de aproximadamente 15% do peso foi observada nos pacientes em uso de Wegovy ® no maior estudo clínico com a semaglutida, o STEP 1 trial, publicado em fevereiro de 2021 no New England Journal of Medicine.
Nele foram incluídos 1.961 adultos com obesidade ou sobrepeso (≥ 27 Kg/m² a < 30 Kg/m²) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso, para tratamento com semaglutida semanal subcutânea em doses progressivas até 2,4 mg (princípio ativo Wegovy ® e Ozempic ®) ou placebo por 68 semanas.
No início do estudo, os pacientes apresentavam um peso médio de 105,4 kg e IMC médio de 37,8 kg/m². Pessoas com diabetes tipo 2 foram excluídas. Ambos os grupos foram instruídos a uma dieta hipocalórica (déficit de ~500 kcal/día) e aumento da atividade física (mínimo de 150 min/semana).
Durante o estudo, 7% das pessoas do grupo Wegovy ® (92 pessoas) deixaram o estudo devido a efeitos colaterais, em comparação com 3,1% das pessoas do grupo placebo (20 pessoas).
Ao final das 68 semanas do estudo, a redução do peso nos pacientes em uso de semaglutida foi de 14,9% versus 2,4% no grupo placebo.
Os principais efeitos colaterais do uso de semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) são:
Náusea é o efeito mais comum do Wegovy ® e, geralmente, ela se apresenta no início do tratamento e/ou após aumentos de dose, mas raramente é um motivo de descontinuação do uso do medicamento.
Então, se você sentir náusea ou qualquer outro efeito colateral, entre em contato com o seu médico para avaliar o melhor tratamento. Entre as medidas para o controle da náusea estão:
A molécula de semaglutida (princípio ativo do Wegovy ®, Ozempic ® e Rybelsus®) não apresenta genérico ou similar, sendo o laboratório Novo Nordisk A/S o único fabricante do Wegovy ®.
Então, cuidado com apresentações falsas vendidas pela internet por preço inferior ao de mercado e sem receita médica.
Quando o seu médico prescrever Wegovy ® procure comprar na farmácia da sua confiança.
O tratamento para controle do peso é composto por 2 fases. Na primeira fase, temos uma perda de peso ativa, geralmente mais intensa no primeiro semestre de tratamento, seguida por uma perda de peso mais lenta, que se estende mesmo após o primeiro ano de tratamento.
Após a primeira fase entramos na manutenção do peso.
Com a perda de peso, com ou sem auxílio de medicação, ocorrem mudanças nos hormônios que regulam a fome e isso dificulta a continuidade da perda de peso e mesmo a manutenção do peso perdido. Nossa taxa metabólica reduz e a fome aumenta.
Então, antes de parar qualquer tratamento para o controle do peso, é importante a avaliação detalhada pelo seu médico se realmente é o melhor momento para interromper o tratamento. Algumas dicas para evitar o efeito rebote com Wegovy ®:
É importante entender que obesidade é uma doença crônica e como tal pode necessitar de tratamento a longo prazo.
O estudo clínico que acompanhou pacientes em tratamento do sobrepeso e obesidade com Wegovy ® por mais tempo foi o STEP 5 trial, publicado em outubro de 2022 na revista médica Nature Medicine.
Nele, foi avaliado a eficácia e segurança de semaglutida subcutânea 2,4 mg uma vez por semana versus placebo por 2 anos. Seus resultados demonstraram uma perda de peso de -15,2% no grupo que tratou com semaglutida versus -2,6% placebo, com 36,1% dos pacientes com perda de peso ≥20%, de forma segura e sustentada.
Pacientes com sobrepeso e obesidade podem necessitar de tratamento por mais de dois anos ou de forma crônica, cabendo ao seu médico avaliar a duração do tratamento.
O Wegovy ® e o Ozempic ® apresentam o mesmo princípio ativo e o mesmo fabricante, o que muda são as apresentações comerciais e a indicação de bula.
As canetas do Wegovy ® são preenchidas com semaglutida e apresentam 5 opções de dose: 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg, com liberação em bula pela ANVISA para tratamento do sobrepeso e obesidade.
As canetas de Ozempic ® são preenchidas com semaglutida e apresentam 3 opções de dose: 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, com liberação em bula pela ANVISA para tratamento do diabetes tipo 2.
Na prática, o Ozempic ® já vem em uso fora de bula (off label) desde o início da sua comercialização no Brasil, em 2018, para tratamento do sobrepeso e obesidade.
A grande vantagem do Wegovy ® são as opções de dose de 1,7 mg e 2,4 mg, necessárias para perdas de peso maiores, ainda não disponíveis nas canetas do Ozempic ®, que apresenta 1mg como a dose maior comercializada no Brasil.
Atualmente, em janeiro de 2023, temos somente três medicações na forma de caneta com eficácia comprovada em estudos clínicos para o tratamento do sobrepeso e obesidade, são elas:
Como observado nos estudos clínicos, a semaglutida subcutânea semanal (Princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) é a medicação com melhor eficácia para perda de peso comercializada no Brasil.
No entanto a tirzeparida subcutânea semanal (Princípio ativo do Mounjaro ®), ainda não disponível no Brasil, é a melhor medicação para perda de peso na forma de caneta.
A semaglutida subcutânea (Princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®) é contraindicada em pacientes com história pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide (um tipo raro de câncer de tireoide) ou em pacientes com neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2B) e em pacientes com reação de hipersensibilidade grave prévia incluindo anafilaxia e angioedema à semaglutida ou a qualquer um dos excipientes de Wegovy ®.
Então, caso você queira utilizar o medicamento, não deixe de consultar um Endocrinologista. Somente assim, fará o uso adequado, com segurança e resultados satisfatórios!
Fontes:
A Clínica Dr. Eduardo Henrique – Endocrinologia e Nutrição é um espaço voltado para a Saúde Integral. Nossa clínica recebe o nome do seu idealizador, médico Endocrinologista, que preza por uma abordagem acolhedora, integrada e personalizada.
Somos especializados no tratamento e prevenção de doenças endócrinas, com foco em tireóide e em emagrecimento. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por endocrinologistas e nutricionistas.
Como complemento aos atendimentos clínicos, realizamos os exames destinados ao diagnóstico das alterações tireoidianas e avaliação da composição corporal.
Dispomos dos exames e procedimentos médicos de Ultrassonografia da tireóide com Doppler, PAAF, citologia, alcoolização de cistos e nódulos da tireoide e bioimpedância (Inbody 270).
Além disso, atendemos aqueles que buscam um check-up médico completo com objetivo de trazer a sua melhor versão.
Renato F. Faustino, via Google
O Médico mais atencioso, humano e assertivo que já conheci. Após meu pai passar por diferentes médicos, foi o Eduardo que encontrou o problema que meu pai apresentava. Deu suporte e foi sensacional na condução do diagnóstico e no suporte ao tratamento. Com certeza precisamos de mais Eduardos na medicina para que as pessoas sejam bem mais cuidadas...
Graziele de Farias, via Google
Bom, eu desde criança possuo um problema com a minha tireoide, tive péssimas experiências anteriores com outros médicos por consulta presencial e nenhum deles cogitou a possibilidade de ter alho a mais que fosse investigado que fosse associado as minhas alterações na glândula da tireoide, sempre suspeitei que havia alguma explicação e que nenhum médico que consultei fez...
André Rezende, via Google
A minha experiência com o Dr. Eduardo foi excelente, a melhor possível! Eu e a minha esposa, após alguns exames de rotina, precisamos de um endocrinologista para uma consulta. Após uma pesquisa aprofundada, optei por passar em consulta com o Dr. Eduardo, pois acreditava que ele tinha exatamente as qualidades que procurávamos...
Cristina Lousada, via Google
Meu filho e eu fizemos uma consulta com Dr. Eduardo e ele foi realmente maravilhoso, tranquilo, não tem pressa no atendimento, explica com detalhes. Mostrou-se muito humano e competente. Nossa consulta foi por vídeo chamada e teve a mesma ou até mais qualidade se tivesse sido presencial...
Meu time de atendimento ficará responsável pelo retorno da sua mensagem!
Obrigado pelo contato. Em breve retornaremos para você!
Ops! Algo deu errado. Verifique os campos e envie novamente!
CLÍNICA DR. EDUARDO HENRIQUE
Acreditamos na atualização constante dos conhecimentos, bem como em um atendimento médico humanizado e individualizado para cada paciente, com tempo para ouvir, esclarecer as dúvidas e compartilhar as possibilidades de tratamento.
EQUIPE
Dra. Áurea Magalhães
ENDOCRINOLOGIA
TIREOIDE
NUTRIÇÃO
UNIDADE PINHEIROS
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Clínica Dr Eduardo Henrique Endocrinologia e Nutrição
24.345.680/0001-43
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Cerqueira Cesar
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Telefone Comercial: (11) 93344-5459
RT Dr. Eduardo Henrique Rodrigues Ferreira CRMSP 171319 RQE 78976 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.