Contrave ® (Bupropiona + Naltrexona) emagrece?

Dr. Eduardo Henrique • 4 de maio de 2023

Contrave ® é uma medicação usada no tratamento da obesidade e do sobrepeso em adultos.


Aprovado pela ANVISA no Brasil em 2021, ele age no organismo através da atuação sinérgica da naltrexona e da bupropiona, reduzindo a fome no hipotálamo e regulando os desejos alimentares no sistema límbico.


Assim, ele é indicado para adultos que buscam controlar o peso, sendo recomendado o uso em conjunto com uma alimentação balanceada e o aumento da atividade física. Saiba mais neste artigo!


O que é o Contrave ®?


Contrave ® é o nome comercial da associação de cloridrato de naltrexona 8 mg e cloridrato de bupropiona 90 mg na forma de comprimido de liberação prolongada.


Atualmente, ele é comercializado no Brasil pelo laboratório Merck.


O Contrave ® 8 mg/90 mg está aprovado para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA desde setembro de 2014.


Apesar de aprovado pela ANVISA desde dezembro de 2021 a sua comercialização nas farmácias começou somente no mês de maio de 2023, devido a atrasos na aprovação da precificação do medicamento pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).


Como o Contrave ® age no organismo e por que ele emagrece?


O Contrave ® possui dois componentes ativos: naltrexona, um antagonista opióide, e bupropiona, um inibidor relativamente fraco da recaptação neuronal da dopamina e da norepinefrina.


A naltrexona e a bupropiona têm efeitos em duas áreas distintas do cérebro envolvidas na regulação da ingestão de alimentos.


Dessa forma, no hipotálamo (centro regulador do apetite) a naltrexona e a bupropiona atuam de forma sinérgica para reduzir a fome e no circuito mesolímbico da dopamina (sistema de recompensa).


Ademais, as substâncias regulam a sensação de prazer ao comer para ajudar a controlar os desejos (craving) por comida.


O efeito sinérgico da naltrexona e da bupropiona no hipotálamo e sistema límbico proporciona uma perda de peso superior ao efeito isolado de cada uma dessas duas medicações.


Quem possui indicação para utilizar esse medicamento?


Indica-se o uso de Contrave ® em associação com uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física para o controle crônico de peso em adultos com índice de massa corporal (IMC) inicial de:


  • 30 kg/m² ou acima (obeso) ou;
  • 27 kg/m² a 30 kg/m² (com sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso (por exemplo, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão ou dislipidemia).


Quantos quilos pode-se perder com o uso de Contrave ®?


Apesar de comercializado no Brasil somente a partir de maio de 2023, o Contrave ® tem sua eficácia e segurança no tratamento para sobrepeso e obesidade comprovados por estudos clínicos há mais de 10 anos.


Em outubro de 2010, a revista médica The Lancet publicou os resultados do primeiro estudo fase 3 (COR-I) comparando o uso de Contrave ® com placebo, associado a atividade física e dieta para pacientes com obesidade (IMC acima de 30 kg/m²) e sobepreso (IMC entre 27 kg/m² a 30 kg/m²).


Além disso, os participantes possuíam comorbidades associadas ao excesso de peso, como hipertensão e dislipidemia.


Neste estudo, 290 pacientes completaram o período de 56 semanas de seguimento com uso de placebo e 296 pacientes com uso de Contrave ® 8 mg/90 mg 2 comprimidos 2 vezes ao dia.


A dose da medicação era iniciada com 1 comprimido ao dia, com aumento para 2 comprimidos na segunda semana, 3 comprimidos na terceira e a partir da quarta semana 4 comprimidos ao dia e mantido nesta dose até o término do estudo.


Dessa forma, ao fim das 56 semanas de tratamento, observou-se os seguintes resultados:


  • Perda de 1,9 kg (-1,8%) nos pacientes em uso de placebo versus 8 kg (-8,1%) nos pacientes em uso de Contrave ® 8 mg/90 mg 2 comprimidos 2 vezes ao dia;


  • 62% dos adultos que usaram Contrave ® perderam ≥ 5%, em comparação com 23% no grupo do placebo;
  • 34% dos adultos que tomaram Contrave ® perderam ≥ 10% ou mais de peso, em comparação com 11% no grupo placebo;
  • 17% dos adultos em uso de Contrave ® perderam ≥ 15%, em comparação com 3% no grupo placebo;
  • Cerca de 1 em cada 3 adultos perdeu 10% ou mais do peso.
emagrecimento-contrave-e-placebo-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Contrave® e a prática de atividade física


Para ter uma perda de peso mais eficaz com o tratamento com Contrave   ®, o acompanhamento nutricional e a prática de atividade física são fundamentais.


No estudo clínico COR-BMOD, publicado na revista médica Obesity em 2011, observou-se, após 56 semanas de tratamento com Contrave   ® 8 mg/90 mg - 2 comprimidos 2 vezes ao dia - associado com uma dieta de 1.200 Kcal a 2.000 kcal (A depender do peso inicial do paciente) e a prática de 6h de atividade física na semana a seguinte perda de peso:



  • Perda de peso média de 11,5% com Contrave   ® 8 mg/90 mg 2 comprimidos 2 vezes ao dia;
  • 39,5% dos pacientes em uso de Contrave ® com uma perda de peso  ≥ 15% versus 17,9 % no grupo placebo.


emagrecimento-contrave-e-alimentacao-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Após quanto tempo de uso o Contrave® emagrece?


Nos estudos clínicos com Contrave ® (COR-I, COR-BMOD e COR-Diabetes), o pico de perda de peso, em média, foi alcançado após os pacientes estarem em 36 semanas de tratamento.


Entretanto, ressaltamos que a perda de peso se inicia logo no primeiro mês de tratamento.


Quais são as vantagens deste medicamento?



Os dados dos estudos clínicos com Contrave ® (COR-I, COR-BMOD e COR Diabetes) mostraram que os pacientes que tomaram a medicação perderam aproximadamente 2 a 4 vezes mais peso do que com dieta e exercícios isolados.


Ademais, reduções significativamente maiores foram observadas na circunferência média da cintura em 56 semanas.


Assim, foi possível notar a perda de aproximadamente 7 centímetros com o uso de Contrave ®, quando combinado com dieta e exercício físico.


Ainda segundo os estudos, para pacientes com comorbidades relacionadas ao peso, a perda de peso com Contrave ® pode oferecer benefícios adicionais à saúde, como por exemplo:


  • Redução dos níveis de triglicerídeos;
  • Aumento do colesterol HDL (Colesterol bom);
  • Redução da resistência insulínica;
  • Redução da glicemia;
  • Queda da proteína C reativa (Marcador inflamatório).


Além disso, também é possível notar melhora da qualidade de vida, redução da fome, melhor controle pelo desejo (craving) por comida, redução do desejo por alimentos doces e ricos em carboidratos, aumento da saciedade e melhora significativa na hemoglobina glicada (A1C) em pacientes com diabetes tipo 2.


Importante ressaltar que temos outros medicamentos com excelente eficácia para o tratamento do sobrepeso e obesidade.


Dessa forma, estão disponíveis a Semaglutida (Princípio ativo do Wegovy®, Ozempic®, e Rybelsus®), a Liraglutida (Princípio ativo do Victoza® e Saxenda®), bem como a Lisdexanfetamina (princípio ativo do Venvanse®) para compulsão alimentar. 


Como tomar Contrave® para emagrecer?



A recomendação em bula do Contrave® 8 mg/90 mg (cloridrato de naltrexona 8 mg e cloridrato de bupropiona 90 mg) e avaliada em estudos clínicos com a medicação, é iniciar com a dose de 1 comprimido pela manhã, com ajustes semanais até a dose máxima de 4 comprimidos ao dia.


Vale ressaltar que é de suma importância que você siga a prescrição recomendada pelo seu médico.



Assim, o tratamento deve ser individualizado para o seu quadro clínico e para a perda de peso que você tem como objetivo.


mode-de-uso-de-contrave-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Quais são os cuidados necessários e precauções que o paciente deve ter ao utilizar esse medicamento?


Alguns detalhes são importantes durante o tratamento com Contrave ®:


  • A dose diária total de Contrave ® não deve exceder 360 mg do componente bupropiona (ou seja, quatro comprimidos por dia);
  • Administramos a dose diária em doses divididas (duas vezes ao dia);
  • Deve-se aumentar a dose gradualmente;
  • Os comprimidos não devem ser partidos, mastigados ou esmagados;
  • Não tomar mais de dois comprimidos ao mesmo tempo;
  • Deve ser evitada a coadministração de Contrave ® com refeições com alto teor de gordura devido a um aumento significativo na exposição sistêmica à bupropiona e à naltrexona;
  • Se faltar uma dose, deve esperar até a próxima dose programada para retomar o esquema posológico regular.


Tem Contrave ® no Brasil?


O Contrave ® está disponível em todas as farmácias do Brasil desde maio de 2023 em comprimido revestido de liberação prolongada.


Qual o valor deste medicamento?


No momento da publicação deste artigo, junho de 2023, o valor médio de cada comprimido de  Contrave  ® (cloridrato de naltrexona 8mg + cloridrato de bupropiona 90mg) está em torno de R$ 5,50 a 7,50.


Contrave® precisa de receita?


Para a compra deste medicamento, o paciente necessita de uma receita de controle especial.


Essa possui validade por 30 dias, a partir da data de sua emissão e deve ser emitida em 2 vias, sendo que a primeira via deve ficar retida na farmácia e a segunda via deve ser entregue ao paciente.


Podemos prescrever a quantidade máxima suficiente para até 60 dias de tratamento, em receita física ou digital, conforme a posologia informada na receita.


A prescrição tem validade em todo o território brasileiro.


Contrave ® possui efeitos colaterais? Como minimizá-los?



As reações adversas mais comuns com Contrave ® são:


  • Náusea;
  • Constipação (prisão de ventre);
  • Vômito;
  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Tremor.


A náusea e constipação intestinal são os sintomas mais frequentes, entretanto, geralmente são de natureza transitória.


Nesse sentido, são comuns no início do tratamento ou nos ajustes de dose, com resolução média no prazo de quatro semanas, e raramente persistem após 6 meses de tratamento. 


Nos estudos clínicos com Contrave ®, a taxa de abandono do tratamento no grupo de pacientes usando a medicação foi cerca de 12% superior ao dos pacientes usando placebo, porém com raros efeitos colaterais graves. 


Quais as contraindicações do Contrave ®?


Contrave® é contraindicado na presença das seguintes condições:


  • Hipertensão arterial não controlada;
  • Transtorno convulsivo ou histórico de convulsões;
  • Uso concomitante medicamentos contendo bupropiona ou naltrexona;
  • Bulimia (comer demais e vomitar para não ganhar peso) ou anorexia nervosa (comer muito pouco);
  • Uso crônico de agonistas opioides e opiáceos (por exemplo, morfina, metadona e buprenorfina);
  • Pacientes submetidos à descontinuação abrupta do consumo de álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos e fármacos antiepilépticos;
  • Durante o prazo de 14 dias após o uso de inibidores da monoamina oxidase (um tipo de psicofármaco presente na composição da Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina);
  • Gravidez;
  • Insuficiência hepática grave;
  • Insuficiência renal terminal;
  • Tumor do sistema nervoso central conhecido;
  • Antecedentes de distúrbio bipolar.


Quem toma Contrave ® pode beber?


O ideal é que o paciente não beba, ou consuma apenas uma quantidade muito pequena de álcool, enquanto estiver tomando Contrave ®.


Assim, converse com seu médico se você tenha o hábito de consumir muita bebida alcoólica.


Inclusive, caso o paciente pare subitamente de beber álcool, poderá aumentar sua chance de ter uma convulsão.


Por quanto tempo devo usar este medicamento para emagrecer?


tempo-uso-contrave-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Os estudos clínicos que avaliam a eficácia e segurança de pacientes em tratamento de sobrepeso e obesidade com Contrave   ® (COR-I, COR-II, COR-BMOD e COR-Diabetes) foram conduzidos até por um período de 56 meses (aproximadamente 1 ano).


Nestes estudos, houve uma manutenção da perda de peso, sem aumento dos efeitos colaterais.


Pacientes com sobrepeso e obesidade podem necessitar de tratamento por mais de um ano ou de forma crônica, cabendo ao seu médico avaliar a duração do tratamento.


Por isso, caso você esteja com dificuldade de controlar o peso, não deixe de consultar um Endocrinologista.



Somente assim você terá a certeza de receber um tratamento seguro e com resultados muito satisfatórios!


Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol® (Metimazol) para Hipertireoidismo
5 de setembro de 2024
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol (Metimazol) para Hipertireoidismo. Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácias
4 de setembro de 2024
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácia - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica sobre a medicação.
Wegovy® (Semaglutida) no Controle da Obesidade: Benefícios e Riscos do Tratamento a Longo Prazo - Dr
4 de setembro de 2024
Wegovy® (Semaglutida) no Controle da Obesidade: Benefícios e Riscos - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica os Resultados do Estudo SELECT
Mais Artigos
Share by: