Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®) para emagrecer?

20 de abril de 2023

Muitos pacientes chegam ao consultório do Endocrinologista com a mesma dúvida: qual a melhor opção para emagrecer Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?



Neste artigo, vamos discutir esse tema e revelar os benefícios de cada opção, para que assim você possa alcançar seus objetivos de perda de peso!


O que é a Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®)? Como ele age no corpo e por que leva ao emagrecimento?


A naltrexona e bupropiona são os dois princípios ativos presentes na composição do Contrave ®.


Este medicamento foi aprovado para o tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA em setembro de 2014 e, no Brasil pela ANVISA, em dezembro de 2021.


Cada comprimido de Contrave ® apresenta 8 mg de cloridrato de naltrexona e 90 mg cloridrato de bupropiona, na forma de liberação prolongada.


No Brasil, o Contrave ® é fabricado pelo laboratório Merck em caixas contendo 120 comprimidos.


Assim sendo, a naltrexona e a bupropiona agem em 2 áreas do cérebro responsáveis pelo controle do nosso peso.


No hipotálamo, essas substâncias atuam de forma sinérgica, levando a uma redução da fome.


Já no sistema mesolímbico, elas regulam o prazer ao comer e ajudam a controlar os desejos (craving) por alimentos.


O que é o semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?


A semaglutida na forma para uso subcutâneo semanal é o princípio ativo presente no Wegovy ® e no Ozempic ®.


Ambos são fabricados pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.


O Wegovy ®(semaglutida) está aprovado em bula para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão de regulação dos Estados Unidos, desde junho de 2021. Em janeiro de 2023 a ANVISA aprovou o medicamento.


Entretanto, até o momento publicação deste artigo (junho/2023), sua comercialização não está disponível no Brasil.


O Ozempic® (semaglutida) está aprovado em bula para tratamento de diabetes tipo 2 em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA desde dezembro de 2017 e desde agosto de 2018 no Brasil pela ANVISA.


Apesar do Ozempic® não estar aprovado em bula para tratamento do sobrepeso e obesidade, ele é usado de forma off label (uso fora de bula) baseado nos resultados de vários estudos clínicos.


A semaglutida subcutânea está presente nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg, 1,0 mg, 1,7 mg e 2,4 mg no Wegovy ® para tratamento em bula do sobrepeso e obesidade.


Ademais, no Ozempic ®, a semaglutida subcutânea possui 3 apresentações de dose para uso semanais: 0,25 mg, 0,5 mg e 1,0 mg, aprovado em bula para tratamento do diabetes tipo 2.


Como a semaglutida age no corpo e por que leva ao emagrecimento?

semaglutida-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo


A semglutida age imitando um hormônio chamado GLP-1, produzido no nosso intestino.


Sua molécula é 94% similar ao GLP-1 produzido no nosso organismo e tem como alvo áreas cerebrais responsáveis pela regulação do apetite e da ingestão de alimentos, mecanismo pelo qual leva a perda de peso.


Além disso, a semaglutida estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, quando a glicose sanguínea está elevada.


Outros representantes  dos análogos do GLP-1 (classe medicamentosa da semaglutida) já conhecidos no tratamento do diabetes tipo 2 e/ou obesidade são o Rybelsus® (Semaglutida oral), Victoza® e Saxenda® (nomes comerciais da liraglutida) e o Trulicity® (nome comercial da dulaglutida).


Mas afinal, qual a melhor opção: Bupropiona + Naltrexona (Contrave ® ) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?



Ainda não temos estudos clínicos comprando diretamente a eficácia da Bupropiona + Naltrexona (Contrave ®) com a Semaglutida (Wegovy®/ Ozempic®).


Entretanto, a média de perda de peso nos estudos com semaglutida para emagrecimento são entre 2-3 vezes superiores às encontradas nos estudos com Bupropiona + Naltrexona (Contrave ®).


Observe na tabela abaixo as principais diferenças entre essas duas medicações e a eficácia de perda de peso do uso de Contrave ® 8 mg/90 mg - 2 comprimidos 2 vezes ao dia por 56 semanas (Avaliado no estudo o estudo fase 3 COR-1 publicado em 2010 revista médica The Lancet) comparativamente ao uso de semaglutida subcutânea 2,4 mg semanal por 68 semanas (Avaliado no estudo fase 3   STEP 1 publicado em 2021 na prestigiada revista médica The New England Journal of Medicine).


comparativo-contrave-ozempic-wegovy-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Desse modo, tanto estudos científicos como a prática clínica mostram que o Semaglutida (Princípio ativo do Wegovy® / Ozempic®) apresenta uma eficácia superior ao Naltrexona +Bupropiona (Contrave®) para perda de peso. 


Porém, ressaltamos que cada caso exigirá uma medicação específica.


Assim, somente após uma avaliação médica minuciosa, levando em consideração o padrão alimentar, antecedente pessoal e familiar de saúde, poderemos estabelecer a melhor opção.


Quais os riscos da Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®) para emagrecer?


O principal efeito colateral observado nos pacientes em tratamento com Contrave ® é a náusea, mas outros incômodos foram registrados, tais como:


  • Constipação (prisão de ventre);
  • Vômito;
  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Tremor;
  • Suor excessivo.


Já para semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®), os principais efeitos colaterais ocorrem no trato gastrointestinal, sendo a náusea o mais evidente deles.


Nesse sentido, pode-se também observar outros efeitos, como por exemplo:


  • Constipação;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Dor Abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dispepsia;
  • Tontura;
  • Distensão abdominal;
  • Refluxo gastroesofágico.



Diante disso, para a escolha da medicação, devemos levar em consideração as condições clínicas do paciente, doenças associadas, planejamento financeiro, padrão alimentar, tratamentos anteriores e a experiência do médico que está avaliando o seu caso.


Emagrecimento-contrave-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Por isso, é fundamental marcar uma consulta com endocrinologista antes de pensar em comprar qualquer remédio por conta própria. 



Somente assim você terá segurança e eficácia no processo de emagrecimento, obtendo os melhores resultados possíveis para seu quadro de saúde!

Canetas para emagrecimento só com receita retida
17 de abril de 2025
Canetas para emagrecimento só com receita retida: o que muda para quem quer tratar a obesidade com segurança? Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol® (Metimazol) para Hipertireoidismo
5 de setembro de 2024
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol (Metimazol) para Hipertireoidismo. Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácias
4 de setembro de 2024
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácia - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica sobre a medicação.
Mais Artigos