Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®) para emagrecer?
Muitos pacientes chegam ao consultório do Endocrinologista com a mesma dúvida: qual a melhor opção para emagrecer Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?
Neste artigo, vamos discutir esse tema e revelar os benefícios de cada opção, para que assim você possa alcançar seus objetivos de perda de peso!
O que é a Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®)? Como ele age no corpo e por que leva ao emagrecimento?
A naltrexona e bupropiona são os dois princípios ativos presentes na composição do Contrave ®.
Este medicamento foi aprovado para o tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA em setembro de 2014 e, no Brasil pela ANVISA, em dezembro de 2021.
Cada comprimido de Contrave ® apresenta 8 mg de cloridrato de naltrexona e 90 mg cloridrato de bupropiona, na forma de liberação prolongada.
No Brasil, o Contrave ® é fabricado pelo laboratório Merck em caixas contendo 120 comprimidos.
Assim sendo, a naltrexona e a bupropiona agem em 2 áreas do cérebro responsáveis pelo controle do nosso peso.
No hipotálamo, essas substâncias atuam de forma sinérgica, levando a uma redução da fome.
Já no sistema mesolímbico, elas regulam o prazer ao comer e ajudam a controlar os desejos (craving) por alimentos.
O que é o semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?
A semaglutida na forma para uso subcutâneo semanal é o princípio ativo presente no Wegovy ® e no Ozempic ®.
Ambos são fabricados pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.
O Wegovy ®(semaglutida) está aprovado em bula para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão de regulação dos Estados Unidos, desde junho de 2021. Em janeiro de 2023 a ANVISA aprovou o medicamento.
Entretanto, até o momento publicação deste artigo (junho/2023), sua comercialização não está disponível no Brasil.
O Ozempic® (semaglutida) está aprovado em bula para tratamento de diabetes tipo 2 em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA desde dezembro de 2017 e desde agosto de 2018 no Brasil pela ANVISA.
Apesar do Ozempic® não estar aprovado em bula para tratamento do sobrepeso e obesidade, ele é usado de forma off label (uso fora de bula) baseado nos resultados de vários estudos clínicos.
A semaglutida subcutânea está presente nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg, 1,0 mg, 1,7 mg e 2,4 mg no Wegovy ® para tratamento em bula do sobrepeso e obesidade.
Ademais, no Ozempic ®, a semaglutida subcutânea possui 3 apresentações de dose para uso semanais: 0,25 mg, 0,5 mg e 1,0 mg, aprovado em bula para tratamento do diabetes tipo 2.
Como a semaglutida age no corpo e por que leva ao emagrecimento?

A semglutida age imitando um hormônio chamado GLP-1, produzido no nosso intestino.
Sua molécula é 94% similar ao GLP-1 produzido no nosso organismo e tem como alvo áreas cerebrais responsáveis pela regulação do apetite e da ingestão de alimentos, mecanismo pelo qual leva a perda de peso.
Além disso, a semaglutida estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, quando a glicose sanguínea está elevada.
Outros representantes dos análogos do GLP-1 (classe medicamentosa da semaglutida) já conhecidos no tratamento do diabetes tipo 2 e/ou obesidade são o Rybelsus® (Semaglutida oral), Victoza® e Saxenda® (nomes comerciais da liraglutida) e o Trulicity® (nome comercial da dulaglutida).
Mas afinal, qual a melhor opção: Bupropiona + Naltrexona (Contrave ® ) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?
Ainda não temos estudos clínicos comprando diretamente a eficácia da Bupropiona + Naltrexona (Contrave ®) com a Semaglutida (Wegovy®/ Ozempic®).
Entretanto, a média de perda de peso nos estudos com semaglutida para emagrecimento são entre 2-3 vezes superiores às encontradas nos estudos com Bupropiona + Naltrexona (Contrave ®).
Observe na tabela abaixo as principais diferenças entre essas duas medicações e a eficácia de perda de peso do uso de Contrave ® 8 mg/90 mg - 2 comprimidos 2 vezes ao dia por 56 semanas (Avaliado no estudo o estudo fase 3 COR-1 publicado em 2010 revista médica The Lancet) comparativamente ao uso de semaglutida subcutânea 2,4 mg semanal por 68 semanas (Avaliado no estudo fase 3 STEP 1 publicado em 2021 na prestigiada revista médica The New England Journal of Medicine).

Desse modo, tanto estudos científicos como a prática clínica mostram que o Semaglutida (Princípio ativo do Wegovy® / Ozempic®) apresenta uma eficácia superior ao Naltrexona +Bupropiona (Contrave®) para perda de peso.
Porém, ressaltamos que cada caso exigirá uma medicação específica.
Assim, somente após uma avaliação médica minuciosa, levando em consideração o padrão alimentar, antecedente pessoal e familiar de saúde, poderemos estabelecer a melhor opção.
Quais os riscos da Naltrexona + Bupropiona (Contrave ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®) para emagrecer?
O principal efeito colateral observado nos pacientes em tratamento com Contrave ® é a náusea, mas outros incômodos foram registrados, tais como:
- Constipação (prisão de ventre);
- Vômito;
- Tontura;
- Boca seca;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Tremor;
- Suor excessivo.
Já para semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy ® e Ozempic ®), os principais efeitos colaterais ocorrem no trato gastrointestinal, sendo a náusea o mais evidente deles.
Nesse sentido, pode-se também observar outros efeitos, como por exemplo:
- Constipação;
- Diarreia;
- Vômito;
- Dor Abdominal;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Dispepsia;
- Tontura;
- Distensão abdominal;
- Refluxo gastroesofágico.
Diante disso, para a escolha da medicação, devemos levar em consideração as condições clínicas do paciente, doenças associadas, planejamento financeiro, padrão alimentar, tratamentos anteriores e a experiência do médico que está avaliando o seu caso.

Por isso, é fundamental marcar uma consulta com endocrinologista antes de pensar em comprar qualquer remédio por conta própria.
Somente assim você terá segurança e eficácia no processo de emagrecimento, obtendo os melhores resultados possíveis para seu quadro de saúde!
Fontes:
- Greenway, Frank L et al. “Effect of naltrexone plus bupropion on weight loss in overweight and obese adults (COR-I): a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 3 trial.” Lancet (London, England) vol. 376,9741 (2010): 595-605. doi:10.1016/S0140-6736(10)60888-4.
- Hollander, Priscilla et al. “Effects of naltrexone sustained-release/bupropion sustained-release combination therapy on body weight and glycemic parameters in overweight and obese patients with type 2 diabetes.” Diabetes care vol. 36,12 (2013): 4022-9. doi:10.2337/dc13-0234
- https://www.contravehcp.com/
- https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351766066201809/?nomeProduto=contrave
- Wilding, John P H et al. “Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity.” The New England journal of medicine vol. 384,11 (2021): 989-1002.
- https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/wegovy-semaglutida
- https://www.wegovy.com/
- https://www.ozempic.com/