Tirzepatida (Mounjaro®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®) qual a melhor?

6 de abril de 2023

Qual a melhor opção de medicamento quando o assunto é perda de peso: Tirzepatida (Mounjaro ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?


Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que frequentam o consultório do endocrinologista.


Neste artigo, explicaremos em que circunstâncias eles são indicados e qual dos dois medicamentos é mais eficaz, acompanhe!


O que é a Tirzepatida (Mounjaro ®)? 


A Tirzepatida é o princípio ativo do Mounjaro ®, medicação de uso subcutâneo semanal  produzida pelo laboratório Eli Lilly.


Este medicamento está aprovado desde maio de 2022 pelo FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento do diabetes tipo 2.


Ademais, ela é usada de forma off label (uso fora de bula) para tratamento do sobrepeso e obesidade.


A Tirzepatida (Mounjaro®) é comercializada nas doses de 2,5 mg, 5,0 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg e 15 mg para uso subcutâneo semanal.


As caixas comercializadas contém 4 dispositivos, suficientes para 28 dias de tratamento.


O laboratório Lilly submeteu para a ANVISA a solicitação do registro da Tirzepatida para o tratamento de diabetes tipo 2, porém, até o momento da publicação deste artigo, a medicação ainda não foi aprovada.


Como a Tirzepatida (Mounjaro ®) age no corpo e por que leva ao emagrecimento?


tirzepatida-mounjaro-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo


A Tirzepatida atua estimulando os efeitos de dois hormônios diferentes no nosso corpo: O GLP-1 e o GIP.


O GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon) está envolvido no controle da glicemia e na regulação do apetite.


Assim como outros análogos do GLP-1 já conhecidos no tratamento do diabetes tipo 2 e/ou obesidade como a semaglutida


(Princípio ativo do Wegovy®, Ozempic® e Rybelsus®), liraglutida (Princípio ativo do Victoza® e  Saxenda® e dulaglutida 


(Princípio ativo do Trulicity®), a Tirzepatida auxilia no controle dos níveis de glicemia e aumenta a saciedade, com consequente perda de peso.


O GIP (peptídeo insulinotrópico dependente de glicose) também está envolvido no controle dos níveis de glicemia, além de regular o balanço energético do apetite e induzir a sensação de saciedade.



Portanto, como a Tirzepatida estimula os receptores de GLP-1 e GIP e gera consequente inibição do apetite e perda de peso.




O que é o semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)? Como ele age no corpo e por que leva ao emagrecimento? 


A semaglutida  na forma para uso subcutâneo semanal, é o princípio ativo presente no Wegovy ®  e no Ozempic®.


Ambos medicamentos são fabricados pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.


O Wegovy® (semaglutida) está aprovado em bula para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA nos EUA desde junho de 2021 e em janeiro de 2023 foi aprovado pela ANVISA.


Entretanto, até o momento publicação deste artigo (junho/2023), ainda não se iniciou a sua comercialização no Brasil.


O Ozempic® (semaglutida) está aprovado em bula para tratamento de diabetes tipo 2 em adultos pelo FDA nos EUA  desde dezembro de 2017 e desde agosto de 2018 no Brasil pela ANVISA.


Apesar do  Ozempic® não estar aprovado em bula para tratamento do sobrepeso e obesidade, ele é usado de forma off label (Uso fora de bula) baseado nos resultados de vários estudos clínicos.


Assim, a semaglutida subcutânea está presente nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg, 1,0 mg, 1,7 mg e 2,4 mg no  Wegovy®  para tratamento em bula do sobrepeso e obesidade.


No Ozempic®, a semaglutida subcutânea possui 3 apresentações de dose para uso semanais : 0,25 mg, 0,5 mg e 1,0 mg, aprovado em bula para tratamento do diabetes tipo 2.


A molécula da semaglutida é 94% similar ao GLP-1 produzido no nosso intestino, ou seja, o medicamento atua imitando este hormônio no organismo.


Dessa forma, ele age nas áreas cerebrais responsáveis pela regulação do apetite e da ingestão de alimentos, mecanismo pelo qual leva a perda de peso.


Além disso, a semaglutida estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, quando a glicose sanguínea está elevada, com consequente controle da glicemia. 




Mas afinal, qual a melhor opção:  Tirzepatida (Mounjaro ®) ou Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?


Ainda não temos estudos clínicos comparando diretamente a eficácia da Tirzepatida (Mounjaro®) com a Semaglutida

subcutânea (Wegovy® / Ozempic®) para o tratamento do sobrepeso e obesidade em pacientes não diabéticos.


Entretanto, no estudo clínico SURPASS-2 publicado no New England Journal of Medicine em julho de 2021 em que avaliou 1879 pacientes com diabetes tipo 2 e sobrepeso ou  obesidade, com uma média de peso de 93,7 kg e IMC médio de 34,7  kg/m² por 40 semanas em tratamento com 5mg, 10 mg ou 15 mg de Tirzepatida (Mounjaro ®) semanal ou Semaglutida ( Ozempic®) 1mg  semanal, observou-se os seguintes resultados:



  • Perda de peso 33,3% superior com Tirzepatida 5mg versus Semaglutida 1mg.
  • Perda de peso 63,2 % superior com Tirzepatida 10mg versus Semaglutida 1mg.
  • Perda de peso 96,4% superior com Tirzepatida 15mg versus semaglutida 1mg.


tirzepatida-mounjaro-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Além disso, em relação ao controle do diabetes, a Tirzepatida também se mostrou superior à Semaglutida 1mg na redução da hemoglobina glicada, mesmo na dose de 5mg de Tirzepatida - veja o gráfico abaixo:

Semaglutida-ou-tirzepatida-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Ademais, quando somamos os benefícios de um excelente controle do diabetes (A1C  ≤ 6,5%) com uma perda de peso ≥ 10% do peso, a Tirzepatida também se mostrou superior à Semaglutida.

mounjaro-hemoglobina-glicada-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Também observamos uma superioridade da Tirzepatida em relação a Semaglutida no tratamento do sobrepeso e obesidade ao analisarmos os resultados de perda de peso em pacientes não diabéticos do principal estudo que avaliou o uso de Semaglutida  subcutânea na dose de 2,4 mg semanal nesta população (STEP 1 trial, publicado em fevereiro de 2021 no New England Journal of Medicine) com o resultados da Tirzepatida (Estudo SURMOUNT-1 publicado junho de 2022  no New England Journal of Medicine).


Abaixo, veja o gráfico comparativo da perda de peso em cada estudo.


Semaglutida-tirzepatida-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo

Conclusão dos estudos comparativos


Desse modo, tanto os estudos científicos como a prática clínica mostram que a Tirzepatida (Princípio ativo do Mounjaro ®) apresenta uma eficácia superior.


Essa superioridade se manifesta tanto no controle do peso quanto no tratamento do diabetes tipo 2, comparando com a Semaglutida subcutânea (princípio ativo do
Wegovy ® / Ozempic ®).


Sendo assim, a Tirzepatida é a medicação com a maior perda de peso em comercialização no momento da publicação deste artigo, com mais de ⅓ dos pacientes em tratamento com Tirzepatida apresentando uma perda de peso ≥ 25% (perda de peso próxima a cirurgia bariátrica). 


Cabe ressaltar que a melhor medicação para o seu caso necessita de uma avaliação médica detalhada levando em consideração seus exames e  quadro clínico. 


comparativo-wegovy-ozempic-monjauro-dr-eduardo-henrique-endocrinologista-sao-paulo


Quais os riscos da Tirzepatida (Mounjaro ®) e Semaglutida (Wegovy® / Ozempic®)?


O perfil de efeito colateral da Tirzepatida e da Semaglutida são semelhantes, sendo as alterações do trato gastrointestinal os eventos mais comuns.


Na maioria dos casos, esses efeitos colaterais são leves e transitórios, ocorrendo principalmente no início do tratamento ou nos aumentos de doses.


Assim, observa-se os seguintes incômodos em ambas medicações:


  • Náusea;
  • Constipação;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Dor Abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dispepsia;
  • Tontura;
  • Distensão abdominal;
  • Queda de cabelo;
  • Arrotos frequentes;
  • Refluxo gastroesofágico.


Na avaliação do melhor tratamento para cada paciente, deve-se levar em consideração seu quadro de saúde.


Ademais, planejamento financeiro, padrão alimentar, tratamentos anteriores e, principalmente, a experiência do médico, também devem ser considerados.


Por isso, é fundamental marcar uma consulta com endocrinologista antes de pensar em iniciar o uso de qualquer medicação para emagrecer.



Somente assim você terá segurança e eficácia no processo de emagrecimento e conseguirá reconquistar sua qualidade de vida e bem-estar!


Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol® (Metimazol) para Hipertireoidismo
5 de setembro de 2024
Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Tratamento com Tapazol (Metimazol) para Hipertireoidismo. Dr. Eduardo Henrique é médico Endocrinologista em São Paulo e explica
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácias
4 de setembro de 2024
Wegovy Chega ao Brasil: Novo Tratamento para Obesidade Já Disponível nas Farmácia - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica sobre a medicação.
Wegovy® (Semaglutida) no Controle da Obesidade: Benefícios e Riscos do Tratamento a Longo Prazo - Dr
4 de setembro de 2024
Wegovy® (Semaglutida) no Controle da Obesidade: Benefícios e Riscos - Dr. Eduardo Henrique, Endocrinologista em São Paulo, Explica os Resultados do Estudo SELECT
Mais Artigos
Share by: