Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404 | 4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP | CEP 05.411-000
Sua ação se baseia na inibição da enzima lipase, que faz parte do sistema digestivo e é responsável por quebrar as moléculas de gordura para sua absorção pelo intestino.
A capacidade de bloquear a digestão e absorção da gordura é o que contribui para a perda de peso quando o Orlistate é utilizado.
Orlistate ou orlistat, também conhecido como Xenical®, é um medicamento oral aprovado pela ANVISA no Brasil e pelo FDA (agência reguladora de medicamentos dos EUA) desde 1999 para o tratamento do sobrepeso e obesidade.
O Orlistate inibe a ação da enzima lipase, uma enzima do sistema digestivo que ajuda o organismo a quebrar as moléculas de gordura para serem absorvidas com mais facilidade pelo intestino.
Esse medicamento liga-se a essas enzimas, impedindo-as de realizar o seu trabalho.
Isso impede que cerca de 30% da gordura que você consome seja digerida.
Assim, essa gordura não digerida passa pelo intestino e é excretada juntamente com as fezes.
Por isso, nas primeiras semanas de tratamento, as fezes podem ter aspecto oleoso.
As gorduras apresentam alta densidade calórica (1 grama de gordura possui 9 calorias, mais que o dobro de calorias do carboidrato e proteína, que possuem 4 calorias a cada grama).
Desse modo, graças à inibição de cerca de ⅓ da sua absorção pelo intestino quando em tratamento com orlistate, o paciente apresenta perda de peso e melhora em diversos marcadores metabólicos.
O orlistate praticamente não apresenta absorção para nossa corrente sanguínea e a perda de peso que ele proporciona está diretamente associado à redução de 30% da absorção da gordura consumida.
Atua de forma diferente de outras medicações que auxiliam na perda de peso, como a semaglutida (Princípio ativo do Wegovy®, Ozempic®, e Rybelsus®), a liraglutida (Princípio ativo do Victoza® e Saxenda® ), Contrave® e Sibutramina, pois essas substâncias atuam principalmente aumentando a sensação de saciedade do paciente.
O Orlistate é indicado para o tratamento de pacientes com sobrepeso ou obesidade, incluindo pacientes com diabetes, em conjunto com uma dieta hipocalórica.
Estudo clínico conduzido pelo The European Multicentre Orlistat Study Group publicado em 1998 na prestigiada revista médica The Lancet acompanhou 688 pacientes de 15 centros europeus com sobrepeso ou obesidade (IMC entre 28–47 kg/m2).
Assim sendo, ao final de 1 ano, com metade dos pacientes recebendo orlistate 120mg três vezes ao dia nas refeições, comparativamente ao placebo (comprimidos sem medicação), foi possível observar os seguintes resultados:
Como observado nos dados deste estudo, os pacientes em uso de Orlistate apresentaram uma perda de peso 68% superior ao uso de placebo.
Como observado em estudos clínicos e na prática clínica, a perda de peso com o tratamento com orlistate é em torno de 5 a 10 kg no período de 1 ano.
Pacientes em tratamento com orlistate eliminam cerca de 30% da gordura ingerida pela alimentação.
Assim, essa medicação se mostra eficaz na perda de peso, tendo em vista o alto valor calórico das gorduras (mais do que o dobro que o carboidrato).
O Orlistate é eficaz no controle de peso a longo prazo (perda de peso, manutenção do peso e prevenção da recuperação do peso perdido).
Ademais, esse medicamento melhora os fatores de risco associados ao excesso de peso, como hipercolesterolemia, pré-diabetes, diabetes do tipo 2, hiperinsulinemia, hipertensão arterial e reduz a gordura visceral.
No estudo XENDOS, publicado em 2004 na revista médica Diabetes Care, observou-se que, após 4 anos de tratamento com Orlistate em pacientes com obesidade, o risco de desenvolver diabetes caiu em 37,3% comparativamente com placebo.
Além disso, observou-se maior redução nos níveis de pressão arterial, colesterol total e LDL e níveis de insulina de jejum no grupo em tratamento com esse medicamento.
A dose recomendada de Orlistate para tratamento do sobrepeso e obesidade é de uma cápsula de 120 mg.
Assim sendo, deve-se ingerir o medicamento em cada uma das três refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição).
Doses acima de 120 mg, três vezes ao dia, não demonstraram qualquer benefício adicional.
Caso uma refeição seja omitida ou não contenha gordura, o Orlistate não deve ser usado.
Isso porque, a medicação atua exclusivamente na redução da absorção de gordura presente na refeição.
Vale ressaltar que é de suma importância você seguir a prescrição recomendada pelo seu médico.
Nesse sentido, o tratamento deve ser individualizado para o seu quadro clínico e para a perda de peso que você tem como objetivo.
O efeito de orlistate no aumento da excreção de gordura pelas fezes inicia-se em 24 a 48 horas após o começo do tratamento.
Ao descontinuar o tratamento, o conteúdo de gordura nas fezes retorna aos níveis de pré-tratamento em 48 a 72 horas.
Falando-se em perda de peso, o efeito ocorre de forma gradual e varia dependendo do indivíduo.
Entretanto, a maioria dos pacientes deverá ter perdido pelo menos 5% do seu peso corporal em 12 semanas, com uma média de perda de 5 a 10 kg em um ano de tratamento.
O Xenical® é considerado o Orlistate referência, porém a Farmacêutica Roche descontinuou a sua fabricação e venda no Brasil.
Atualmente, o Orlistate é encontrado no Brasil em formulações genéricas e similares com nome comercial de Lipiblock ®, Lipoxen ®, Orlipid ®, Lystate ® e Xenilipi® na apresentação em cápsulas de 120 mg.
No momento da publicação deste artigo, julho de 2023, o valor médio de cada cápsula de Orlistate 120mg está em torno de R$ 2,00.
Os efeitos colaterais do Orlistate, em sua maioria, são no trato gastrintestinal e relacionados ao próprio mecanismo de ação do fármaco ao evitar a absorção de parte da gordura ingerida.
Entre eles, podemos observar:
Os efeitos colaterais com o Orlistate em muitos casos estão associados ao consumo excessivo de gordura na alimentação.
Dessa forma, juntamente com acompanhamento médico durante o tratamento o Orlistate, busque fazer uma dieta equilibrada.
Evite a ingestão excessiva de calorias e gorduras para obter um melhor resultado e minimizar os riscos de efeitos colaterais com a medicação.
Diarreia é um evento adverso e nem sempre se observa esse tipo de reação durante o uso deste medicamento.
Em pacientes em tratamento com Orlistate e com uma dieta equilibrada, com baixo conteúdo de gordura, provavelmente não serão observadas alterações nas fezes, e quando observadas, serão leves.
Diarreia intensa ou evacuação com fezes oleosas pode ser sinal de excesso de gordura na alimentação.
Assim, se você fizer uma refeição extremamente gordurosa, como uma feijoada, provavelmente suas fezes ficaram com a consistência amolecida ou até líquidas.
Dessa forma, alimentos altamente ricos em gordura devem ser evitados durante o tratamento com esse medicamento.
A absorção das vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas D, E, K e betacaroteno, podem reduzir durante o tratamento com esse medicamento.
Caso você tenha risco maior de carência de alguma destas vitaminas, o seu médico deve monitorá-las durante o tratamento com Orlistate, e quando necessário, suplementá-las.
Ademais, algumas medicações como a ciclosporina, amiodarona e anticoagulantes podem ter sua absorção prejudicada com essa medicação.
Por isso, informe para o seu médico todas as medicações que está em uso!
Gestantes e mulheres em lactação não devem fazer uso deste medicamento.
Além disso, pacientes com colestase (redução do fluxo biliar) ou má-absorção intestinal crônica também devem evitar o Orlistate.
A duração do tratamento com Orlistate deve ser avaliado de forma individualizada.
Porém, Orlistate é uma medicação com mais de duas décadas de comercialização e com vários estudos clínicos avaliando eficácia e segurança, com duração de até 4 anos de tratamento.
Assim, essa medicação tem se mostrado eficaz no controle do peso e nos níveis de colesterol, insulina, pressão arterial, gordura visceral e risco de desenvolver diabetes.
Ou seja, quando indicado, seu uso pode ocorrer por longo prazo.
Ressaltamos que a automedicação não é indicada. Caso você esteja com dificuldade de controlar o peso, marque uma consulta com o Endocrinologista.
Somente assim poderá fazer um tratamento seguro com as orientações e medicações adequadas para o seu caso, além da certeza de obter resultados satisfatórios!
A Clínica Dr. Eduardo Henrique – Endocrinologia e Nutrição é um espaço voltado para a Saúde Integral. Nossa clínica recebe o nome do seu idealizador, médico Endocrinologista, que preza por uma abordagem acolhedora, integrada e personalizada.
Somos especializados no tratamento e prevenção de doenças endócrinas, com foco em tireóide e em emagrecimento. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por endocrinologistas e nutricionistas.
Como complemento aos atendimentos clínicos, realizamos os exames destinados ao diagnóstico das alterações tireoidianas e avaliação da composição corporal.
Dispomos dos exames e procedimentos médicos de Ultrassonografia da tireóide com Doppler, PAAF, citologia, alcoolização de cistos e nódulos da tireoide e bioimpedância (Inbody 270).
Além disso, atendemos aqueles que buscam um check-up médico completo com objetivo de trazer a sua melhor versão.
Renato F. Faustino, via Google
O Médico mais atencioso, humano e assertivo que já conheci. Após meu pai passar por diferentes médicos, foi o Eduardo que encontrou o problema que meu pai apresentava. Deu suporte e foi sensacional na condução do diagnóstico e no suporte ao tratamento. Com certeza precisamos de mais Eduardos na medicina para que as pessoas sejam bem mais cuidadas...
Graziele de Farias, via Google
Bom, eu desde criança possuo um problema com a minha tireoide, tive péssimas experiências anteriores com outros médicos por consulta presencial e nenhum deles cogitou a possibilidade de ter alho a mais que fosse investigado que fosse associado as minhas alterações na glândula da tireoide, sempre suspeitei que havia alguma explicação e que nenhum médico que consultei fez...
André Rezende, via Google
A minha experiência com o Dr. Eduardo foi excelente, a melhor possível! Eu e a minha esposa, após alguns exames de rotina, precisamos de um endocrinologista para uma consulta. Após uma pesquisa aprofundada, optei por passar em consulta com o Dr. Eduardo, pois acreditava que ele tinha exatamente as qualidades que procurávamos...
Cristina Lousada, via Google
Meu filho e eu fizemos uma consulta com Dr. Eduardo e ele foi realmente maravilhoso, tranquilo, não tem pressa no atendimento, explica com detalhes. Mostrou-se muito humano e competente. Nossa consulta foi por vídeo chamada e teve a mesma ou até mais qualidade se tivesse sido presencial...
Meu time de atendimento ficará responsável pelo retorno da sua mensagem!
Obrigado pelo contato. Em breve retornaremos para você!
Ops! Algo deu errado. Verifique os campos e envie novamente!
CLÍNICA DR. EDUARDO HENRIQUE
Acreditamos na atualização constante dos conhecimentos, bem como em um atendimento médico humanizado e individualizado para cada paciente, com tempo para ouvir, esclarecer as dúvidas e compartilhar as possibilidades de tratamento.
EQUIPE
Dra. Áurea Magalhães
ENDOCRINOLOGIA
TIREOIDE
NUTRIÇÃO
UNIDADE PINHEIROS
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Clínica Dr Eduardo Henrique Endocrinologia e Nutrição
24.345.680/0001-43
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Cerqueira Cesar
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Telefone Comercial: (11) 93344-5459
RT Dr. Eduardo Henrique Rodrigues Ferreira CRMSP 171319 RQE 78976 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.