Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404 | 4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP | CEP 05.411-000
Tratamentos seguros e eficazes para o sobrepeso e obesidade se fazem necessários para esta condição de saúde que, em muitos casos, não é controlada apenas com as mudanças na alimentação e a prática de atividade física.
Além disso, é preciso ressaltar que a obesidade aumenta o risco para cerca de 200 doenças, entre elas, estão as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Aqui, iremos conversar sobre a semaglutida, um dos tratamentos mais efetivos e seguros disponíveis para o sobrepeso e obesidade.
Como funciona a semaglutida para emagrecer?
A semaglutida é o princípio ativo do Ozempic®, Wegovy® e Rybelsus®, remédios produzidos pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk A/S.
A molécula da semaglutida possui uma similaridade em 94% ao hormônio GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon), produzido pelo intestino, e possui um tempo de duração no nosso organismo de cerca de uma semana.
Dessa forma, devido a esta semelhança ao hormônio GLP-1, a semaglutida ativa os receptores deste hormônio presentes no nosso corpo.
O estímulo dos receptores de GLP-1 pela semaglutida na região cerebral responsável pela regulação da fome leva a um aumento do grau de saciedade.
Além disso, ocorre a diminuição da vontade de comer alimentos gordurosos e altamente calóricos.
Assim, há uma redução da ingesta calórica em cerca de 35% e consequente perda de peso.
Atualmente, este é um dos tratamentos com maior êxito em pacientes com sobrepeso e obesidade.
Outro efeito positivo da semaglutida no emagrecimento refere-se a mudança da composição corporal, já que cerca de ¾ da perda de peso com semeglutida é pela redução da massa de gordura corporal.
Ademais, a ativação do GLP-1 no pâncreas estimula a secreção de insulina quando a glicemia no sangue está elevada, e inibe a secreção de glucagon, melhorando o controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.
A semaglutida apresenta três nomes comerciais, Wegovy®, Ozempic®, e Rybelsus® e difere na forma de apresentação (solução injetável para uso subcutâneo semanal x comprimido para uso oral diário), na dose, indicação de bula e eficácia. Entenda melhor a seguir!
A semaglutida subcutânea está presente na composição do
Wegovy ® nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg, 1,0 mg, 1,7 mg e 2,4 mg para tratamento em bula do sobrepeso e obesidade.
Além disso, está na composição do Ozempic ® nas doses semanais de 0,25 mg, 0,5 mg e 1,0 mg para tratamento do diabetes tipo 2.
O Rybelsus® é o nome comercial da semaglutida em comprimido, disponível nas doses de 3mg, 7mg e 14mg para uso oral diário no tratamento do diabetes tipo 2.
Outros representantes dos análogos do GLP-1 (classe medicamentosa da semaglutida) já conhecidos no tratamento do diabetes tipo 2 e/ou obesidade são o
Victoza® e Saxenda® (nomes comerciais da liraglutida) e o
Trulicity® (nome comercial da dulaglutida).
Até o momento (março de 2023), a semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy® e Ozempic®) é o remédio para emagrecer com maior taxa de perda de peso aprovado pela ANVISA.
Para se ter uma ideia, ele proporciona uma perda de peso 6x maior comparativamente a pacientes em dieta e atividade física, sem a medicação.
Os estudos clínicos com semaglutida subcutânea para tratamento do sobrepeso e obesidade demonstraram uma redução de 13,5 cm na circunferência abdominal, redução de 6,2 mmHg na pressão arterial sistólica e 2,8 mmHg na pressão arterial diastólica.
Além disso, ocorreu a remissão do pré-diabetes em 84,1% dos pacientes que apresentavam esta condição no início do tratamento, redução de 3,3% do colesterol total, redução de 6,1% no colesterol LDL (Colesterol ruim) e aumento de 9,6% do colesterol HDL (Colesterol bom).
Ademais, constatou-se redução de 19% do triglicerídeos e de 56,7% da proteína C reativa (Um tipo de marcador inflamatório frequentemente aumentado na obesidade), além da melhora do bem estar físico e mental.
A eficácia da Semaglutida subcutânea (princípio ativo do Wegovy® e Ozempic®) para tratamento do sobrepeso e obesidade foi avaliada no estudo STEP 1, publicado em março de 2021 na prestigiada revista médica The New England Journal of Medicine.
Nele, 1306 pacientes com sobrepeso e obesidade, sem diabetes, receberam a semaglutida 2,4 mg subcutânea semanal por um período total de 68 meses.
No início do estudo, os pacientes apresentavam um peso médio de 105,4 kg e IMC médio de 37,8 kg/m².
Ao final das 68 semanas do estudo,
a redução do peso nos pacientes em uso de semaglutida foi de 14,9% versus 2,4% no grupo placebo.
Diferentemente da semaglutida subcutânea (princípio ativo Wegovy® e Ozempic®) a semaglutida oral (Princípio ativo do Rybelsus®) não apresenta estudos concluídos avaliando a eficácia de perda de peso em pacientes não diabéticos.
Nos estudos com a medicação em pacientes com diabetes tipo 2, onde a maioria apresentava sobrepeso ou obesidade, a perda de peso com a medicação foi a seguinte:
Este ano (2023) temos a previsão da publicação do resultado do estudo OASIS 1.
Assim, será avaliado a eficácia da semaglutida oral para o tratamento do sobrepeso e obesidade em não diabéticos.
No entanto, ao que tudo indica pela prática clínica, o resultado da semaglutida oral para tratamento da obesidade possivelmente será inferior à semaglutida subcutânea.
O estudo SUSTAIN-6, publicado no The New England Journal of Medicine em novembro de 2016, demonstrou os resultados em uma população de pacientes com diabetes tipo 2 associada a alto risco cardiovascular.
Entre esses pacientes com peso médio de 92,1 kg e IMC médio 32.8 kg/m², o uso de semaglutida 1mg subcutâneo semanal foi capaz de reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares e a incidência de infarto e AVC, comprovando a segurança cardiovascular da medicação.
Dessa forma, como demonstrado nos estudos e visto na prática clínica de consultório, a semaglutida subcutânea (princípio ativo Wegovy® e Ozempic®) é uma das melhores medicações no tratamento do emagrecimento.
Nesse sentido, não somente pela sua eficácia superior às outras medicações disponíveis no mercado, mas também pela melhora de diversos parâmetros metabólicos e segurança cardiovascular.
Logo nas primeiras semanas de tratamento com a semaglutida para emagrecer, a perda de peso pode ser observada.
Assim, em 4 a 6 meses de uso o paciente atinge cerca de 50% da perda de peso que irá alcançar durante o tratamento, porém, a perda de peso se prolonga até mesmo após 1 ano do início da medicação.
No entanto, a resposta ao tratamento com semaglutida é individual e dependente da dose usada, do grau de atividade física e da reeducação alimentar.
Pacientes que associam o uso da medicação com o acompanhamento nutricional e a prática regular de atividade física apresentam melhores resultados de perda de peso.
O estudo clínico STEP 5, publicado em outubro de 2022 na revista médica Nature Medicine, foi o trabalho que acompanhou por mais longo período pacientes em tratamento de sobrepeso e obesidade com semaglutida.
Nele, foi avaliado a eficácia e segurança de semaglutida subcutânea 2,4 mg uma vez por semana versus placebo por 2 anos.
Seus resultados demonstraram uma perda de peso de -15,2% no grupo que tratou com semaglutida versus -2,6% placebo, com 36,1% dos pacientes com perda de peso ≥20%, de forma segura e sustentada.
Pacientes com sobrepeso e obesidade podem necessitar de tratamento por mais de dois anos ou de forma crônica, cabendo ao seu médico avaliar a duração do tratamento.
Os efeitos colaterais mais comuns são no trato gastrointestinal, entre eles náuseas, diarreia, vômitos, constipação intestinal e dor abdominal.
Esses efeitos ocorrem, principalmente, nas primeiras semanas de uso da medicação e durante o período de ajustes de dose e melhoraram com a continuação do tratamento.
Ou seja, a maioria dos efeitos colaterais são leves e transitórios.
Assim, segue algumas dicas para o controle dos efeitos colaterais gastrointestinais:
A semaglutida é uma medicação com duração do efeito no organismo por cerca de 7 dias.
Por isso, usá-la na dose errada pode trazer efeitos colaterais severos e duradouros e o paciente pode perder a oportunidade de ter um bom resultado com o tratamento.
A dose da medicação deve ser individualizada para cada indivíduo e o ajuste da dose ocorrerá conforme a necessidade de aumento da saciedade para perda de peso e da adaptação do paciente ao medicamento.
Então, caso você esteja acima do peso, não deixe de consultar um Endocrinologista.
Somente assim você terá a certeza que estará recebendo um tratamento adequado e individualizado, com segurança e resultados satisfatórios!
Fontes:
A Clínica Dr. Eduardo Henrique – Endocrinologia e Nutrição é um espaço voltado para a Saúde Integral. Nossa clínica recebe o nome do seu idealizador, médico Endocrinologista, que preza por uma abordagem acolhedora, integrada e personalizada.
Somos especializados no tratamento e prevenção de doenças endócrinas, com foco em tireóide e em emagrecimento. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por endocrinologistas e nutricionistas.
Como complemento aos atendimentos clínicos, realizamos os exames destinados ao diagnóstico das alterações tireoidianas e avaliação da composição corporal.
Dispomos dos exames e procedimentos médicos de Ultrassonografia da tireóide com Doppler, PAAF, citologia, alcoolização de cistos e nódulos da tireoide e bioimpedância (Inbody 270).
Além disso, atendemos aqueles que buscam um check-up médico completo com objetivo de trazer a sua melhor versão.
Renato F. Faustino, via Google
O Médico mais atencioso, humano e assertivo que já conheci. Após meu pai passar por diferentes médicos, foi o Eduardo que encontrou o problema que meu pai apresentava. Deu suporte e foi sensacional na condução do diagnóstico e no suporte ao tratamento. Com certeza precisamos de mais Eduardos na medicina para que as pessoas sejam bem mais cuidadas...
Graziele de Farias, via Google
Bom, eu desde criança possuo um problema com a minha tireoide, tive péssimas experiências anteriores com outros médicos por consulta presencial e nenhum deles cogitou a possibilidade de ter alho a mais que fosse investigado que fosse associado as minhas alterações na glândula da tireoide, sempre suspeitei que havia alguma explicação e que nenhum médico que consultei fez...
André Rezende, via Google
A minha experiência com o Dr. Eduardo foi excelente, a melhor possível! Eu e a minha esposa, após alguns exames de rotina, precisamos de um endocrinologista para uma consulta. Após uma pesquisa aprofundada, optei por passar em consulta com o Dr. Eduardo, pois acreditava que ele tinha exatamente as qualidades que procurávamos...
Cristina Lousada, via Google
Meu filho e eu fizemos uma consulta com Dr. Eduardo e ele foi realmente maravilhoso, tranquilo, não tem pressa no atendimento, explica com detalhes. Mostrou-se muito humano e competente. Nossa consulta foi por vídeo chamada e teve a mesma ou até mais qualidade se tivesse sido presencial...
Meu time de atendimento ficará responsável pelo retorno da sua mensagem!
Obrigado pelo contato. Em breve retornaremos para você!
Ops! Algo deu errado. Verifique os campos e envie novamente!
CLÍNICA DR. EDUARDO HENRIQUE
Acreditamos na atualização constante dos conhecimentos, bem como em um atendimento médico humanizado e individualizado para cada paciente, com tempo para ouvir, esclarecer as dúvidas e compartilhar as possibilidades de tratamento.
EQUIPE
Dra. Áurea Magalhães
ENDOCRINOLOGIA
TIREOIDE
NUTRIÇÃO
UNIDADE PINHEIROS
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Pinheiros
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Clínica Dr Eduardo Henrique Endocrinologia e Nutrição
24.345.680/0001-43
Rua Cristiano Viana, 401 - CJ 404
4º Andar, Cerqueira Cesar
São Paulo/SP
CEP 05.411-000
Telefone Comercial: (11) 93344-5459
RT Dr. Eduardo Henrique Rodrigues Ferreira CRMSP 171319 RQE 78976 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.